Publicidade
Botão de Assistente virtual
Opinião

Preconceito e obesidade

Por Tarzan Correa
Publicado em: 05.08.2022 às 03:00

A obesidade é um problema de saúde mundial e vem acompanhada de limitações e preconceitos. E o pior é que 30% da população do Brasil pode se tornar obesa até 2030, se nada for feito. Por isto, é preciso agir e criar políticas capazes de dar conta desta realidade social.

O peso é um gigante que me persegue há tempo. Cheguei a pesar mais de 230 quilos. As dores e os constrangimentos ao fazer coisas básicas, como vestir meias, sentar em uma cadeira e subir em escadas, sinto na pele.

A hipertensão, diabetes, dores nas costas são só algumas das doenças que afetam os obesos. Além disso, realizar tarefas comuns, como jogar bola, achar uma peça de roupa ou ficar parado de pé são desafios permanentes.

Inclusive, fui obrigado a adquirir cadeiras especiais para poder trabalhar no gabinete da Câmara. Muitos podem até enxergar a situação do obeso como simples equação econômica e falta de cuidado. Mas, sou testemunha que não se trata de algo tão rasteiro, que depende apenas de força de vontade e responsabilidade individual. É preciso encarar a obesidade de forma coletiva, e a condição destas pessoas não pode ser ignorada pelo sistema de saúde, seja público ou privado.

Diante dessa realidade, tomei a decisão de mudar minha vida e ajudar quem está em condições semelhantes. Iniciei um processo de adaptação para poder realizar cirurgia bariátrica e já perdi alguns quilos e, ao mesmo tempo, estou propondo projetos no Legislativo de ações de prevenção e combate à obesidade e que estruturas de saúde dimensionam o atendimento a pessoas obesas, nos setores público e privado.


O artigo publicado neste espaço é opinião pessoal e de inteira responsabilidade de seu autor. Por razões de clareza ou espaço poderão ser publicados resumidamente. Artigos podem ser enviados para opiniao@gruposinos.com.br
Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.