Publicidade
Botão de Assistente virtual
Opinião

As pessoas temperamentais

Por Jackson Buonocore
Publicado em: 23.06.2022 às 03:00

Cada ser humano tem seu temperamento, entre os principais estão: o sanguíneo, o fleumático, o colérico e o melancólico. Essa divisão foi elaborada pelo pensador grego Hipócrates, o pai da medicina ocidental.

?Desde então, tal classificação é objeto de estudos de filósofos, psicanalistas e psicólogos. Nos bebês já é possível analisar os diferentes temperamentos, onde identificamos as crianças geniosas ou dóceis.

?Hoje, os temperamentos coléricos e melancólicos são os que mais chamam a atenção na Internet e nos ambientes sociais. Os coléricos se irritam com facilidade e apresentam um caráter explosivo e egocêntrico. E os melancólicos são inflexíveis, que revelam dificuldades em expor seus sentimentos, por serem solitários e pessimistas.

?Além disso, as pessoas temperamentais estão "entrincheiradas" no mundo virtual e pandêmico. Elas manifestam um comportamento instável, tomado por acessos de raiva e com enormes dificuldades nos relacionamentos afetivos.

?Mas não são apenas os coléricos e melancólicos que agem antes de pensar. Estão no "front" os mal-humorados, que desencadeiam "chiliques" um atrás do outro. É por essa razão que poucos se dão bem com essas pessoas, porque é difícil entender as contradições da natureza humana.

?Afinal, o temperamento não é destino, pois é possível controlar as emoções de forma positiva. Assim, podemos evitar de nos contaminar com a irritação alheia. Aliás, a simpatia e o bom humor são como "baterias antiaéreas" que anulam os ataques rancorosos, bloqueando as atitudes negativas.


O artigo publicado neste espaço é opinião pessoal e de inteira responsabilidade de seu autor. Por razões de clareza ou espaço poderão ser publicados resumidamente. Artigos podem ser enviados para opiniao@gruposinos.com.br
Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.