Publicidade
Botão de Assistente virtual
Opinião

O impacto da pandemia

Por Natacha Hennemann O. Becker
Publicado em: 30.11.2021 às 03:00

Cada época produz tanto suas modalidades de sofrimento, quanto a forma de nomeá-las e tratá-las, mas, atualmente, estamos diante de algo inédito: uma pandemia e seus efeitos e consequências na vida de cada um.

Todos tivemos algum tipo de perda durante essa pandemia, perdemos a tranquilidade, fomos privados de nossa liberdade, perdemos algum familiar/amigo, ou o emprego... muitos divórcios, muitos negócios que se encerraram. Houveram também, modificações necessárias para que ainda mais perdas não ocorressem como o trabalho e as aulas remotas. Mas, uma perda significativa, foi a da noção de continuidade, perderam-se garantias e referências, de uma hora para outra, houve uma interrupção na forma como conduzíamos nossas vidas e isso implicou em muita insegurança, angústia e sofrimento.

Em meio a tanta falta de garantias, é preciso olhar para esse período crítico de pandemia sem romantizações e pensar as ressignificações que fizemos a partir dessa experiência. "Que situações modifiquei na minha vida durante esse período? Que mudanças quero manter quando tudo isso passar? Será mesmo que precisamos voltar a ter aquela vida tão acelerada?"

São muitas as inquietações, angústias e incertezas a partir desse período pandêmico. E, tão importante quanto cuidar da saúde através da alimentação, e dos exercícios é igualmente necessário cuidar de nossa saúde mental.

Nossos conflitos psíquicos não se resolvem por moralização, não é falta de fé, não é falta de pensamento positivo, disciplina ou autocontrole. É muito mais uma experiência de tomar contato consigo, de descobrir onde estão os seus limites, de se perceber, reconhecer e interpretar o que se está sentindo. Todas essas vivências e sensações precisam ser escutadas e acolhidas.


O artigo publicado neste espaço é opinião pessoal e de inteira responsabilidade de seu autor. Por razões de clareza ou espaço poderão ser publicados resumidamente. Artigos podem ser enviados para opiniao@gruposinos.com.br
Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.