Publicidade
Botão de Assistente virtual
Opinião

A selfie e o self

Por Jackson Buonocore
Publicado em: 25.11.2021 às 03:00

A selfie é uma fotografia digital, que uma pessoa tira de si mesma, ou seja, um autorretrato. E as selfies envolvem diversas pessoas, pois são conhecidas como fotos de um grupo.

As mulheres tiram 12 selfies a mais por dia do que os homens. Ambos buscam o melhor ângulo: a maquiagem certa, o alongamento do pescoço, o queixo duplo, a posição sensual e o foco na luz, tudo encenado.

Hoje são mais de 28 tipos de selfies, entre as quais: belfie que capta o bumbum, braggie de ostentação, relfie de bêbado, legsie de pernas, nudes de vídeos e imagens eróticas, welfie do autorretrato de práticas esportivas em espaços públicos. Na verdade, são jogos sexuais de adultos infantilizados.

A obsessão de postar fotos nas redes sociais chama-se de sefiltes, elas revelam sintomas de personalidades narcisistas. Além disso, existem as selfies mortais tiradas em lugares com riscos de afogamentos, acidentes, quedas, ataques de animais, eletrocussões, incêndios etc, que já causaram a morte de mais 300 pessoas em vários países.

Mas o que a selfie tem a ver com o self. A palavra self significa por "si" ou por "eu", que representa a imagem corpórea e psíquica do indivíduo. O termo self, é usado no tratamento psicanalítico de sujeitos com um eu grandioso. Portanto, a compulsão por selfie está associada ao self narcisista e com os impulsos de morte. Em outras palavras, é uma forma de competir num mundo de egos inflados ou uma necessidade de ser o centro da atenção, como aquela criança mimada que precisa de agrado ou recompensa para sentir-se importante.


O artigo publicado neste espaço é opinião pessoal e de inteira responsabilidade de seu autor. Por razões de clareza ou espaço poderão ser publicados resumidamente. Artigos podem ser enviados para opiniao@gruposinos.com.br
Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.