Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | São Leopoldo 'NOVA SAÚDE, MAIS ACESSO'

Quatros postos de saúde vão abrir neste sábado em São Leopoldo

Ação tem o objetivo de ampliar atendimento e garantir a vacinação; Não é preciso agendar e até consultas estarão disponíveis. Veja quais UBSs abrirão

Por Isabella Belli
Publicado em: 27.05.2022 às 03:00 Última atualização: 27.05.2022 às 10:01

Com o objetivo de desafogar a rede básica, a Secretaria de Saúde de São Leopoldo (Semsad) abrirá pela segunda vez consecutiva alguns postos de saúde no sábado (27). A ação Nova Saúde, Mais Acesso garantirá a ampliação do atendimento e o acesso aos serviços de saúde em horários e dias alternativos.

UBS Cohab Duque entre as unidades que estarão abertas
UBS Cohab Duque entre as unidades que estarão abertas Foto: Valentin Thomaz/PMSL/Divulgação
Amanhã, será a vez das UBSs São Cristóvão, Cohab Duque, Brás e Santa Marta que estarão atendendo das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas.

É preciso ressaltar, porém, que não é necessário agendar e que o atendimento é aberto a toda a comunidade que terá à disposição acolhimento, consultas, vacinação contra Covid-19 e gripe, além de testes rápidos e orientações.

A vacina da gripe será aplicada em crianças entre 6 meses a 9 anos e adultos a partir de 55 anos. Já o imunizante contra o coronavírus, estará disponível nessas UBSs para o público infantil e para pessoas maiores de 12 anos. As duas vacinas podem ser tomadas no mesmo dia. A Semsad também disponibilizará os demais imunizantes do calendário anual para crianças.

Além da vacinação, a UBS São Cristóvão também estará com a sala de avaliação bucal aberta.

"Já abrimos algumas UBSs no último sábado e queremos que isso se torne uma rotina, para também fazer o máximo de atendimentos eletivos, antes que eles se agravem e demandem um leito de UTI", explicou o titular da Saúde, Diego Pitirini.

Apesar de ampliar o atendimento à população, o prefeito Ary Vanazzi ressalta que a comunidade também deve ajudar se vacinando. "Vamos trabalhar todos os sábados nas periferias para vacinar todo mundo, é importante que a população ajude para reduzir este problema."

UBSs abertas

UBS São Cristóvão - R. Celestina Maria José de Souza, 37, Campestre

UBS Cohab Duque - Rua José Olmiro de Andrade, 160

UBS Brás - Rua, Av. Leopoldo Wasun, 715

UBS Santa Marta - Rua Eva Moreira Dos Santos, 87

Veja como fica a vacinação contra Covid nesta sexta-feira

Adultos e Adolescentes

Vacinas: Astrazeneca, Coronavac, Janssen, Pfizer

Público:

1ª e 2ª dose: maiores de 12 anos

3ª dose: maiores de 18 anos

4ª dose: imunossuprimidos e maiores de 60 anos

Intervalo entre as doses:

Astrazeneca: 4 meses

Coronavac: 28 dias

Janssen: 4 meses

Pfizer: 4 meses

Crianças

Vacinas: Coronavac

1ª e 2ª dose: 6 a 11 anos

Vacinas: Pfizer

1ª e 2ª dose: 5 a 11

São Leopoldo

Adultos, adolescentes e 4ª dose na Sociedade Ginástica (Rua Conceição, 279, Centro), das 9 às 11h30 e 13h30 às 16h30. Também haverá horário estendido de vacinação para estes grupos, das 17h as 21h30, na Rua Lindolfo Collor, 834. No mesmo ponto, vacinação de crianças, das 9 às 11h30 e das 13h30 às 16h30.

A Blitz da Vacinação vai ocorrer na UBS Parque Mauá (Rua Vitória, s/n°), das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h. Público: infantil e maiores de 12 anos.

*Sábado haverá vacinação no Macromix Padre Reus, das 9h às 11h e das 13h às 16h.

Sapucaia do Sul

Adultos e adolescentes são atendidos nas UBSs. Já para crianças deve-se agendar pelo site www.minhaagendavitual.com.br/sapucaiadosul.

Esteio

Atendimento a adultos, adolescentes e crianças por agendamento pelo www.esteio.rs.gov.br/vacina ou telefone 3433-8400 (ramal 1). Não é necessário agendamento para a segunda dose.

Portão

Atendimento a adultos, adolescentes e crianças no Posto Central, de segunda a sexta, das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia.

Capela de Santana

Não informou.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.