Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | São Leopoldo DE 27 DE MAIO A 5 DE JUNHO

Preservação está no foco das ações da Semana do Meio Ambiente em São Leopoldo

Com compromisso com o planeta, evento ambiental será aberto nesta sexta-feira no Parque Imperatriz

Por Alecs Dall'Olmo
Publicado em: 27.05.2022 às 03:00 Última atualização: 27.05.2022 às 09:32

Nesta sexta-feira, dia 27, inicia mais um período de mobilização intensiva pela área ambiental em São Leopoldo por intermédio da Semana do Meio Ambiente 2022. As atividades vão ocorrer entre 27 de maio e 5 de junho. O lema desta edição é "Sou responsável pela terra que habito. Preservar a vida no planeta é compromisso de tod@s!". E o trabalho desenvolvido é fôlego na cidade, especialmente por conta da equipe do Programa de Preservação Hídrica e das Sub-bacias (Pró-Arroios), da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmam).

Semana para destacar trabalho de mapeamento de novas nascentes do Pró-Arroios
Semana para destacar trabalho de mapeamento de novas nascentes do Pró-Arroios Foto: Diego da Rosa/GES-Arq

A abertura da Semana do Meio Ambiente ocorre às 10 horas, no Parque Natural Municipal Imperatriz Leopoldina. Também nesta sexta-feira ocorre, a partir das 13h30, visita técnica do Pró-Arroios aos Fragmentos da Mata Atlântica em São Leopoldo.

Malha hídrica

A equipe do Pró-Arroios vem realizando desde abril do ano passado um detalhado trabalho de mapeamento dos recursos hídricos. Os esforços resultaram na atualização da malha hídrica, onde foram acrescentadas duas novas sub-bacias as oito anteriormente cadastradas, além de cadastro de 50 novas nascentes no Município, resultando em um total de 305.

As visitas técnicas do Pró-Arroios, como essa programada para acontecer hoje, possibilitam justamente o levantamento de dados e observação, além de avançar no trabalho de conscientização e de educação ambiental. O programa faz parte do Sistema Municipal de Áreas Protegidas (Sismap). "A Secretaria (realizadora da Semana do Meio Ambiental) está organizando inúmeras atividades e que contam com a participação da comunidade. São eventos que visam transmitir conscientização, conhecimento e também, levar os munícipes a conhecerem lugares importantes de São Leopoldo", enfatiza o titular da Semmam, Anderson Etter, por meio da comunicação da Prefeitura.

O final de semana também reserva uma ação on-line, que ocorrerá no domingo, dia 29, às 10h30. Trata-se da publicação nas redes sociais da Semmam do episódio de lançamento do Parque Aventura - edição Parque Imperatriz.

Espaço para estudantes e comunidade

E dentro das ações da Semmam também espaço para o projeto De Olho no Olho D'água, que estava com uma saída de campo prevista para ontem, envolvendo estudantes e comunidade. "Levar a comunidade para conhecer as nascentes e foz dos nossos arroios, traz uma consciência ambiental, principalmente os estudantes que são o futuro do nosso planeta e terão a missão de preservar a água", destaca Etter. A Semana do Meio Ambiente tem o apoio do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comdema).

Agenda intensa do núcleo da sustentabilidade

A Secretaria Municipal de Educação (Smed), de São Leopoldo, através do Núcleo de Educação para a Sustentabilidade na Cidade (Nesc), também está promovendo diversas atividades em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. A programação iniciou-se na segunda-feira e segue até 14 de junho. Na manhã desta sexta-feira, dia 27, também no Parque Imperatriz Leopoldina, a equipe da Smed promove a oficina Brincando com os Elementos da Natureza, que será ministrada pela bióloga Vitória Viel, do Nesc. Na agenda ainda, de 6 a 10 de junho, tanto pela manhã como pela tarde, as escolas municipais de ensino fundamental de São Leopoldo receberão a apresentação de esquetes do grupo de teatro Luz e Cena com o tema da alimentação saudável. No dia 10, no Teatro Municipal de São Leopoldo, será apresentada a obra AR_ET e as Sombras, da psicóloga e escritora Kátia Bonfanti. A programação tem ainda, entre outras ações, nos dias 13 e 14 de junho, pela manhã e tarde, no largo do Ginásio Municipal Celso Morbach o Teatro Aventura RGE nas Escolas - Projeto Targe.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.