Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | São Leopoldo FEIRA DO LIVRO EM SÃO LEOPOLDO

Praça da Biblioteca será literalmente da leitura em dezembro

São Leopoldo confirma realização da Feira do Livro com vários convidados

Por Alecs Dall'Olmo
Publicado em: 01.12.2021 às 03:00 Última atualização: 01.12.2021 às 12:34

"Mas Pedro já estava familiarizado com imperfeições, como todo pobre que se preza, ainda que não se considerasse merecedor delas, como todo pobre que se despreza", escreve José Falero, na página 20 do romance Os Supridores (Editora Todavia). Falero, uma das grandes revelações da literatura, é o homenageado da Feira do Livro de São Leopoldo. O evento foi confirmado nesta semana por Pedro Vasconcellos, titular da Secretaria Municipal de Cultura e Relações Internacionais (Secult).

Biblioteca São Leopoldo

O evento, que tem como patrona Isabel Arendt, do Instituto Histórico de São Leopoldo (IHSL), ocorrerá de 9 a 12 de dezembro, na Praça 20 de Setembro, a Praça da Biblioteca, e no Teatro Municipal. E entre os convidados especiais está justamente o gaúcho Falero. Ele mostra em seu primeiro romance, Os Supridores, como é difícil o caminhar de quem está no mundo sem "sequer o minimamente razoável". Mostra como as opções se esfarelam. E às vezes, não importa o rumo: os dias vão se desmanchando. Vão se diluindo, um depois do outro.

Falero participa da abertura oficial da Feira no dia 9, às 18h30. Antes, a programação, tem às 16 horas, o painel Pensando o Bicentenário da Imigração Alemã em São Leopoldo, com Isabel Arendt, Martin Dreher, Marluza Harres e Joel Santana. Com todas as atividades de forma gratuita, com a necessidade de senhas para algumas, a feira abre às 10 horas, para banca de livros e espaço da Economia Criativa, e se encerra às 21 horas. A Feira do Livro é uma iniciativa da Secult em parceira com o Sesc e Sicredi.

Lançamentos e espaços de reflexões na programação

Entre as publicações que serão lançadas ao longo da Feira do Livro estão Quadros que Falam: Narrativas migratórias, de Flávio Scholles; As Cinco badaladas de um Sino, de Ana Garske; História das casas - Um resgate histórico dos jesuítas no sul do Brasil, do Padre Inácio Spohr; Os Condenados de Luiz Carlos Araújo; Sapo Cururú, de Vera Hoffmann; e Um match perfeito, de Taty Filha.

Ênfase ainda para o lançamento da Antologia Poética, do Centro Literário de São Leopoldo. Também na agenda dois encontros de reflexões e debates no dia 10, a partir das 18 horas, com o lançamento do livro Redes de ódio e fake news: E se o alvo fosse você?, com Manuela D'ávila. Logo na sequência ocorre um bate-papo com a deputada federal Fernanda Melchionna, que é presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas.

Os Supridores, de José Falero, é um dos destaques
Os Supridores, de José Falero, é um dos destaques Foto: Alecs DallENTITY_apos_ENTITYOlmo/GES-Especial

Mais livros e bando Celta

A programação do encontro literário leopoldense ainda está sendo finalizada, mas são muitas as presenças já confirmadas pela equipe da Secult. E no encerramento da festa literária tem bando Celta no dia 12, com performance às 19h30. Mas antes do fim da feira, o dia 12 conta com, a partir das 16h30, encontro com a fada da imaginação - Experiências do livro Cria, de Faheana Thonnigs; Grupo Aquarela, com muita música infantil; e mais lançamentos, com livros de Jurema Chaves, Clênio Ruas e Elenito Saldanha Damasceno.

Atrações

Logo no primeiro dia e para além das ações literárias estão previstas apresentações musicais e performances de dança. Dia 9, às 17h30, tem show da Corujazz e, às 18h15, performace Passar em Branco - Poemas Urbanos, diluições do tempo e desdobramentos, de Daggi Dornelles. E na agenda do dia 9, tem ainda, às 19h30, sessão especial de Marighella, direção de Wagner Moura. Dia 10, às 17 horas, tem Everton Cidade e convidados; e, às 17h45, acontece o show Cherry Baby. Há ainda, às 19h45, o stand up comedy com Totonho Lisboa; e fechando, no dia 10, às 20h30, tem show de Tonho Croco. Dia 12, às 16 horas, show Caravana Bellessa, Sarau Elétrico e show de Feijão Saravá Brasil.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.