Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | São Leopoldo MOSTRA

Narrativa visual Linha de Voo é aberta no Centro Cultural José Pedro Boéssio

Mostra conta com criações de Antônio Augusto Bueno e Bebeto Alves

Por Alecs Dall'Olmo
Publicado em: 24.11.2021 às 03:00 Última atualização: 24.11.2021 às 09:46

A exposição Linha de Voo, que dá sequência para outros dois trabalhos Voo da pedra (2019) e Plano de voo (2020), de Antônio Augusto Bueno e Bebeto Alves, foi aberta ontem na Galeria de Arte Liana Brandão, que integra a estrutura do Centro Cultural José Pedro Boéssio, em São Leopoldo. Com curadoria de José Francisco Alves, a mostra proporciona uma combinação entre foto, pintura e desenho. As obras fazem a mistura das práticas dos artistas, especialmente com base no desenho e fotografia, tendo como tema o voo de pássaros.

Bebeto Alves destaca a fusão de técnicas entre fotografia, pintura e desenho
Bebeto Alves destaca a fusão de técnicas entre fotografia, pintura e desenho Foto: Simone Schlindwein/Divulgação

Bueno é bacharel em Desenho e Escultura, pelo Instituto de Artes da Ufrgs. Com mais de 30 discos lançados, com músicas gravadas por Ana Carolina, Belchior, Ednardo, Kleiton & Kledir e Tânia Alves, entre outros, Bebeto é músico, compositor, fotógrafo e artista visual. A exposição segue até 31 de dezembro. A visitação é de segunda a sexta, das 9 às 17 horas. O Centro Cultural fica na Rua Osvaldo Aranha, 934.

Perspectiva pictórica

"Esse projeto começou em 2018, quando o Antônio me convidou e passamos a elaborar um trabalho conjunto intitulado Voo da pedra. Levamos meses elaborando", conta Bebeto, destacando na mistura e o fluxo das criações. "A fotografia sai da sua característica de registro para uma perspectiva pictórica, misturando fotografia, desenho e pintura. Fomos evoluindo nas ações e no ano passado chegamos em Plano de voo no auge da pandemia. Foi uma ação totalmente virtual e com grande sucesso, disponibilizamos gravuras para as pessoas que desejassem adquirir e no meio desse tempo todo avançamos para Linha de voo, que foi contemplado pelo FAC (Pró-Cultura RS Fundo de Apoio à Cultura, do governo do Estado), que estava esperando o momento certo, com a situação da pandemia mais amena, se é que podemos dizer isso. Essa exposição necessitava ser presencial, dentro de algo físico. Agora conseguimos realizar", destaca Bebeto, lembrando que o visitante na mostra poderá retirar gratuitamente um exemplar do livro da exposição, que também está on-line no site do Serviço Social do Comércio (Sesc). A exposição presencial tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Relações Internacionais (Secult).

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.