Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Rio Grande do Sul CALOR EXTREMO

Rio Grande do Sul está na área mais quente do planeta

Centro da América do Sul está no epicentro de onda de calor registrado no mundo, alerta MetSul

Publicado em: 13.01.2022 às 13:34 Última atualização: 13.01.2022 às 13:39

A onda de calor que atinge o Estado desde o início de 2022 chega ao pico nesta semana. A avaliação é de especialistas em meteorologia da MetSul que estimam temperaturas máximas na casa dos 40 graus entre quinta-feira (13) e domingo (16). Nesse período, o centro da América do Sul será a região mais quente do planeta, segundo os meteorologistas. Os analistas indicam que esta fase extrema de calor tenha novos recordes de temperatura máxima no Rio Grande do Sul, Argentina e Uruguai.

Sol vai marcar presença durante a semana
Sol vai marcar presença durante a semana Foto: Inézio Machado/GES

Na quarta-feira (12), Rivadavia, na Argentina, registrou 45ºC, a máxima mais alta nesse evento extremo. A MetSul alerta que o pior dia de calor n país vizinho seja na sexta. Já no solo gaúcho, que sofre com os efeitos do baixo volume de chuva, o sol escaldante deve ser sentido já na quinta-feira. No oeste do Estado, a previsão de 43ºC, pode superar a marca histórica de 42,6ºC do RS, em um século de observação, alerta a especialista em meteorologia, Estael Sias.

“Não é incomum que quando é tarde na América do Sul pelo fuso horário a região registre as maiores temperaturas do planeta no horário nesta época do ano. Isso não significa, contudo, que seja a região mais quente do planeta no dia. No outro lado do mundo, máximas ainda mais altas que as da América do Sul foram observadas na Austrália, quando é madrugada aqui”, explica MetSul.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.