Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul ELEIÇÕES 2022

Deputado Edegar Pretto é confirmado como pré-candidato a governador pelo PT

Anúncio foi feito em evento com lideranças do partido na capital

Publicado em: 14.09.2021 às 15:13 Última atualização: 14.09.2021 às 15:15

O nome do deputado estadual Edegar Pretto foi confirmado pelo Partido dos Trabalhadores (PT) como pré-candidato ao governador do Rio Grande do Sul nas eleições de 2022. A oficialização ocorreu nesta segunda-feira (13), em Porto Alegre, durante o lançamento do movimento "Rio Grande e presente. Para toda a sua gente".

"Vamos conversar com quem estiver disposto a fortalecer o nosso projeto. Eu comecei muito cedo a minha caminhada, conheço o Rio Grande de ponta a ponta, e neste espírito coletivo, com o legado dos que vieram antes de nós, vamos caminhar para um futuro melhor", afirmou Pretto.

O evento contou com a participação dos ex-governadores Olívio Dutra e Tarso Genro, do senador Paulo Paim e de deputados e deputadas das bancadas estadual e federal do partido.

Deputado Edegar Pretto é confirmado como pré-candidato a governador pelo PT Foto: Divulgação/PT

A concretização da pré-candidatura de Pretto começou há alguns meses e foi acolhida por parlamentares, dirigentes, militantes e apoiadores após debates realizados a partir de junho deste ano em 27 regionais do PT em todo o Estado.

O deputado foi definido como nome que sintetiza a renovação do partido, por sua capacidade de diálogo, liderança política e compromissos com a base social.

"Temos uma tradição de estar numa mesma trincheira, em especial na luta pela democracia. Edegar recebe nossa experiência e está à altura de levar adiante todo trabalho", pontuou o ex-governador Tarso Genro.

Conforme o presidente do PT-RS, deputado federal Paulo Pimenta, a partir dessa oficialização, o partido vai ampliar as discussões com siglas aliadas. "Ainda temos um bom tempo de debate e diálogos, mas estamos motivados por uma grande unidade que vai garantir um palanque forte para o Lula no RS através da liderança do Edegar", resumiu.

Trajetória

Edegar Pretto tem 50 anos e nasceu em Miraguaí, na Região Celeiro. É formado em Gestão Pública e tem suas origens na agricultura familiar. Filho de Adão Pretto, deputado federal falecido em 2009, Edegar está em seu terceiro mandato como deputado estadual. Foi o mais votado do partido nas três eleições em que participou, e líder da bancada petista no governo Tarso. Em 2017, foi presidente da Assembleia Legislativa, quando em sua posse popular cerca de duas mil pessoas ocuparam a praça da Matriz para um ato de apoio público na capital.

Uma de suas causas com reconhecimento internacional é o trabalho pelo fim da violência contra as mulheres, que o levou a ser membro do Comitê Nacional Eles Por Elas, da ONU Mulheres, e coordenador do Comitê Gaúcho Eles Por Elas. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.