Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul Reserva

Para garantir 2ª dose, Estado cancela distribuição da Astrazeneca aos municípios

RS recebeu 243.400 doses da vacina na quinta-feira, que seriam distribuídas nesta sexta

Publicado em: 07.05.2021 às 11:03 Última atualização: 07.05.2021 às 11:20

Estado recebeu quase 250 mil doses na quinta-feira, que ficarão armazenadas Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) cancelou na manhã desta sexta-feira (7) a distribuição da nova remessa de Astrazeneca aos municípios. Na quinta (6), o Rio Grande do Sul recebeu 243.400 novas doses da vacina, que seriam repassadas hoje às coordenadorias regionais de saúde para dar sequência à aplicação da primeira dose em pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas.

O governo do Estado, no entanto, confirmou nesta sexta que irá reservar esses frascos para quem precisará receber a 2ª dose da vacina. A orientação partiu do Ministério da Saúde, que tenta garantir a completude do esquema vacinal e evitar que a situação envolvendo a Coronavac se repita com a Astrazeneca.

Segundo a SES, as vacinas ficarão na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi) até o momento adequado de envio aos municípios.

Com a reserva, serão atendidas as segundas doses dos vacinados com os lotes distribuídos ao RS em 25 de fevereiro, em 22 de março e em 26 de março. Para atender com a D2 as três remessas, são necessárias 233.850 doses. O lote enviado na quinta-feira ao Estado é de 243.400. A diferença, de 9.450 doses, também ficará armazenada na Ceadi.

Novo lote de Coronavac

O RS tem 432.930 gaúchos aguardando a aplicação da 2ª dose do imunizante produzido pelo Instituto Butantan. Neste sábado (8), o Estado irá receber 63,6 mil novas doses de CoronaVac. As vacinas serão usadas especificamente para completar o esquema vacinal atrasado. A quantidade, entretanto, representa apenas 14,7% do montante necessário para colocar as doses em dia.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.