A Secretaria Estadual da Saúde (SES) cancelou na manhã desta sexta-feira (7) a distribuição da nova remessa de Astrazeneca aos municípios. Na quinta (6), o Rio Grande do Sul recebeu 243.400 novas doses da vacina, que seriam repassadas hoje às coordenadorias regionais de saúde para dar sequência à aplicação da primeira dose em pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas.
Segundo a SES, as vacinas ficarão na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi) até o momento adequado de envio aos municípios.
Com a reserva, serão atendidas as segundas doses dos vacinados com os lotes distribuídos ao RS em 25 de fevereiro, em 22 de março e em 26 de março. Para atender com a D2 as três remessas, são necessárias 233.850 doses. O lote enviado na quinta-feira ao Estado é de 243.400. A diferença, de 9.450 doses, também ficará armazenada na Ceadi.
O RS tem 432.930 gaúchos aguardando a aplicação da 2ª dose do imunizante produzido pelo Instituto Butantan. Neste sábado (8), o Estado irá receber 63,6 mil novas doses de CoronaVac. As vacinas serão usadas especificamente para completar o esquema vacinal atrasado. A quantidade, entretanto, representa apenas 14,7% do montante necessário para colocar as doses em dia.