Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul Clima

Enchente atinge Santa Cruz do Sul e arrasta carros; instabilidade deve seguir no RS

Meteorologistas explicam que o calor e a umidade contribuíram para os grandes volumes

Publicado em: 29.01.2021 às 12:40

Choveu quase 125 milímetros na cidade do Vale do Rio Pardo Foto: MetSul/Reprodução

Imagens da chuva e alagamentos causados impressionam. Foi em Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, na tarde de quinta-feira (28). A água invadiu comércios e residências e quase todos os bairros da cidade sofreram com alagamentos, segundo a MetSul Meteorologia. Por conta do volume da água, algumas ruas pareciam rios e em alguns pontos a água alcançou um metro. Carros foram arrastados e quase submersos na correnteza. Foram registrados volumes de até 124 milímetros.

De acordo com a MetSul, a instabilidade deve predominar no Rio Grande do Sul no fim de semana. Existe o risco para chuva isolada a qualquer momento, inclusive com temporais. O abafamento segue. 


Mas como chover tanto em um volume tão curto?

Segundo a MetSul Meteorologia o episódio de chuva com acumulados extremos foi um evento local e não generalizado. O município vizinho de Vera Cruz também registrou volumes acima de  100 milímetros em uma hora. Mas a situação não foi realidade em todo o Vale do Rio Pardo.

Na cidade de Rio Pardo, próxima de Santa Cruz do Sul, a estação do Instituto Nacional de Meteorologia registrou cerca de 40 milímetros em pouco mais de uma hora. Meteorologistas afirmam, ainda, que este tipo de evento não é comum no inverno e, sim, no verão por conta da presença do ar quente e úmido, de origem tropical.

Imagens

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.