Hoje, 13 de maio, é o dia de Nossa Senhora de Fátima. A Santa, que nesta data, em 1917, apareceu pela primeira vez para três crianças em Portugal, é celebrada por centenas de fiéis na região. Em São Leopoldo, uma programação especial abrangerá diferentes capelas e paróquias, para homenagear a mãe de Jesus e Senhora do Rosário.
Na cidade, as festividades iniciarão com missa às 18 horas na Capela Nosso Senhor dos Passos. Após a celebração, os fiéis sairão em procissão luminosa até a Igreja Matriz. É pedido que cada participante leve sua própria vela. No percurso, uma imagem da Santa será carregada por um grupo de mães e será feita a oração do terço.
De acordo com o pároco da Igreja Matriz leopoldense, o padre Francisco Chagas, as orações terão como foco a paz no mundo, as mães e a igreja. "As pessoas estão muito abaladas pela pandemia, pelo custo de vida, que está muito alto, pela guerra. Há no mundo hoje muitas frustrações. Vemos em todos os lugares muitas reclamações e dificuldades. E a da fé está junto. Quando abala a espiritualidade, a pessoa se desequilibra", reflete o padre.
"A procissão vem para ajudar nessa reflexão. Mostras às pessoas que a oração dá paz de espírito. Quando as pessoas rezam, elas têm paz. Hoje poucos rezam. O celular e a TV não dão espaço para a espiritualidade", completa o pároco.
Novena e festa
Em Sapucaia do Sul, hoje, a partir das 19h30, será celebrada a oitava missa da novena na paróquia que leva o nome da Santa, no bairro Vacchi. A programação na cidade ainda inclui almoço festivo no domingo.
Em Sapucaia do Sul, domingo haverá missa às 9 horas na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, celebrada pelo pároco, padre Erni Antônio Recktenwald. Ao meio-dia haverá almoço festivo no salão da igreja e à tarde baile com o Musical Oriente. Os ingressos custam R$40 e estão sendo vendidos na secretaria da paróquia, localizada na Rua Marques Montalvão, 122, às margens da BR-116, no bairro Vacchi.