Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região CONSEQUÊNCIA DOS TEMPORAIS

Saiba quais os direitos do consumidor em caso de prejuízos por falta de energia elétrica

Distribuidoras de energia têm prazos para normalização do serviço e podem ser responsabilizadas por danos materiais

Publicado em: 25.01.2022 às 16:37 Última atualização: 25.01.2022 às 16:38

Por conta da forte onda de calor, nas últimas semanas a meteorologia vem emitindo alertas de temporais e descargas elétricas para todo o Rio Grande do Sul. Além da falta de luz, estes fenômenos também podem ocasionar prejuízos materiais devido a quedas na energia e instabilidade na rede elétrica. Para orientar o consumidor quanto aos seus direitos, a Defensoria Pública do Estado informou alguns prazos e recursos aos quais os clientes devem ficar atentos.

Distribuidora de energia tem um prazo de 24 horas para normalizar o serviço em áreas urbanas
Distribuidora de energia tem um prazo de 24 horas para normalizar o serviço em áreas urbanas Foto: Divulgação/Defesa Civil Cachoeirinha

Conforme aponta o órgão, em caso de falta de luz, a distribuidora de energia elétrica tem um prazo de até 24 horas para normalizar o serviço em áreas urbanas. Em zonas rurais, no entanto, esse prazo se estende para 48 horas. Já em relação a perdas materiais, a empresa pode ser responsabilizada caso algum eletrodoméstico seja danificado em razão de descargas elétricas.

Em caso de dúvidas, os consumidores podem acionar o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e também entrar em contato com o Núcleo de Defesa do Consumidor e Tutelas Coletivas (Dudecontu) pelo e-mail nudecontu@defensoria.rs.def.br.

Situação em Cachoeirinha

Moradores dos bairros Jardim Betânia, Canarinho e Chico Mendes conviveram com a falta de energia elétrica devido aos estragos causados pelo temporal que atingiu o município de Cachoeirinha no último domingo (23). Na Betânia e Canarinho, a luz voltou apenas durante na noite de segunda-feira (24), de acordo com a Defesa Civil da cidade.

Já no bairro Chico Mendes, a energia elétrica retornou apenas na tarde desta terça-feira (25). Com isso os moradores chegaram a bloquear a RS-118 por alguns minutos como forma de protesto, tendo liberado a pista na sequência, quando souberam do retorno da luz em suas casas. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.