Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região CULTURA

Verão com espaço para teatro, dança e música

Artistas de diversas cidades, incluindo da região, participam de festival que segue até 19 de fevereiro na Capital

Por Alecs Dall'Olmo
Publicado em: 14.01.2022 às 03:00 Última atualização: 14.01.2022 às 08:14

Há 23 anos surgiu a ideia de fazer uma mobilização cênica no verão, reunindo artistas de diferentes cidades com suas produções no período de janeiro e fevereiro. Uma ação de ocupação dos teatros e de espaços variados. Mais do que isso: uma ação para fomentar a agenda cultural nos dois primeiros meses do ano. Foi assim que nasceu o Porto Verão Alegre, reunindo produções de teatro, dança e música.

Com passagens pela região, Bailei na Curva é a montagem mais longeva do teatro gaúcho
Com passagens pela região, Bailei na Curva é a montagem mais longeva do teatro gaúcho Foto: Emilio Speck/Divulgação

A estreia da edição deste ano aconteceu ontem com a montagem O inverno do nosso descontentamento - Nosso Ricardo III, com direção de Luciano Alabarse, atuação Marcelo Ádams e Margarida Peixoto, da Cia Teatro ao Quadrado. A peça está em cartaz de hoje, dia 14, a domingo, dia, 16 de janeiro, às 21 horas, no Teatro do Centro Histórico-Cultural Santa Casa.

São Leopoldo

São várias peças, balés e shows com artistas de diferentes cidades, incluindo a região. E alguns com grandes destaque, como a produção leopoldense Frida Kahlo, à Revolução!, de autoria e performance de Juçara Gaspar e do músico Luciano Alves. Com direção de Daniel Colin. Frida Kahlo, à Revolução!, que iniciou sua trajetória cênica há 12 anos com experimentos no Teatro Municipal de São Leopoldo, ganha a cena na próxima semana, dias 20, 21, 22, 23, e 25 de janeiro, às 20 horas, no Teatro Bruno Kiefer, da Casa de Cultura Mário Quintana.

Com texto inédito e trilha sonora original executada ao vivo, a montagem criada por Juçara é inspirada livremente na vida e obra da pintora mexicana.

A artista explica que a dramaturgia concentra-se nos aspectos humanos da personagem para construir um espetáculo que faça emergir o que pode transcender a condição de mito.

Também muito conhecida na região, Deborah Finocchiaro mostra, juntamente com Fernando Sessé, da Companhia de Solos & Bem Acompanhados; o espetáculo Caio em Construção, com sessões hoje e amanhã, 14 e 15, às 20 horas, no Instituto Ling, enfatizando o universo de Caio Fernando Abreu através de crônicas, cartas, contos, poemas, depoimentos e música ao vivo.

O festival multicultural acontecerá até 19 de fevereiro. A programação completa está em www.portoveraoalegre.com.br.

Espaço na programação para um clássico do teatro

E na programação há espaço para clássicos, como Bailei na Curva, com apresentações dias 20, 21, 22 e 23 de janeiro, às 21 horas, no Teatro do Centro Histórico-Cultural Santa Casa. Com direção de Júlio Conte, o drama mostra a trajetória de sete crianças, vizinhas na mesma rua em abril de 1964. Como pano de fundo, impõe-se um golpe militar num país democrático da América Latina. A peça desenha, ao mesmo tempo, um quadro divertido e implacável da realidade.

Divertido sob o ponto de vista da pureza e ingenuidade das personagens que, durante sua trajetória, enfrentam as transformações do final da infância, adolescência e juventude. E implacável graças às consequências de um Golpe Militar que vai refletir na vida adulta destes personagens.

Em 2022 a peça completa 39 anos em cartaz, sendo o espetáculo mais longevo do teatro gaúcho. No elenco estão Ana Paula Schneider, Catharina Conte, Eduardo Mendonça, Guilherme Barcelos, Laura Leão, Leonardo Barison, Manoela Wunderlich e Saulo Aquino.

Espetáculo marca 100 anos de Leonel Brizola

Outro grande momento da programação do festival multicultural envolve o espetáculo Leonel, direção de Caco Coelho. A montagem, que terá uma pré-estreia dia 20 e faz parte das comemorações dos 100 anos de Leonel Brizola, será apresentada de 21 a 23 de janeiro no Teatro Dante Barone, da Assembleia Legislativa do RS, às 21 horas. No elenco estão Caco Coelho, Camila Falcão, Duca Duarte, Eduardo Severino, Fernanda Carvalho Leite, Lisandro Pires, Marina Mendo, Paulo Roberto Farias, Pirisca Grecco e Grupo dos Onze.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.