Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região CULTURA

Projeto destaca arranjos do maestro José Pedro Boéssio

Material está disponível em formato de um e-book e integra as homenagens ao maestro em São Leopoldo

Por Alecs Dall'Olmo
Publicado em: 30.11.2021 às 03:00 Última atualização: 30.11.2021 às 08:46

O ano de 2021 foi marcado por várias homenagens ao maestro José Pedro Boéssio (1949 - 2001). Entre as últimas ações, em homenagem aos 20 anos de falecimento do artista, um grande concerto, com a apresentação do coral Madrigal e da Camerata Presto no Teatro Municipal de São Leopoldo. Evento, organizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Relações Internacionais (Secult) e Presto Produções e Promoções Artísticas, reuniu moradores de São Leopoldo e região, incluindo Elisa Boéssio, filha do maestro. E para completar o momento, de lembrar da jornada musical do maestro, foi lançado agora o e-book Seleção de Arranjos de José Pedro Boéssio.

Publicação virtual com informações e imagens de Boéssio
Publicação virtual com informações e imagens de Boéssio Foto: Secult/Divulgação


Com download gratuito, o e-book é uma iniciativa da Presto, Secult e Unisinos. Ailton Abreu, produtor cultural da Presto, destaca que o material envolve uma coletânea de 12 arranjos especialmente selecionados, além de fotos históricas que mostram um pouco da trajetória musical do maestro.

Todo material foi editado e revisado pelo maestro João Paulo Sefrin e pela maestrina Clarice Pereira.

Entre os arranjos estão Vira Virou, de Kleiton Ramil; Gaudêncio 7 Luas, de Luiz Coronel e Marco Aurélio Vasconcelos; Canção da América, de Milton Nascimento; Desgarrados, de Mario Barbará; e Sete Povos das Missões, de Nando D'Ávila; e Horizontes, de Flavio Bicca.

O e-book está sendo disponibilizado e pode ser baixado através do site https://prestosl.com.br/ebook-selecao-de-arranjos-de-jose-pedro-boessio e do blog https://josepedroboessio.blogspot.com.

Diálogo sonoro

Apaixonado por Villa-Lobos, o trabalho de Boéssio virou referência pelo diálogo entre linguagens estéticas e, sobretudo, pela aproximação entre o popular e o erudito. Ao longo da carreira, interrompida tragicamente em um acidente de carro, seus arranjos o tornaram conhecidos no mundo. Criador da Orquestra Unisinos, ele atuou em diversas orquestras no Brasil e no exterior.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.