A onda de calor que está sob o Rio Grande do Sul também atinge a Serra gaúcha. Gramado e Canela, conhecidas pelas temperaturas baixas durante o inverno, nesta semana tem registrado máximas acima de 35ºC. E neste sábado (22), não foi diferente: no município gramadense chegou-se a 36,2º às 15 horas, conforme estação meteorológica particular.
Com essa temperatura, Gramado ficou classificada hoje como uma das cidades da Serra com maior registro. A primeira colocação foi para Farroupilha, onde a temperatura máxima foi de 39,3ºC. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), às 15 horas Bento Gonçalves chegou a 37,9ºC, Canela a 32,4ºC e Cambará do Sul a 32,3ºC.
De acordo com a meteorologista Estael Sias, da MetSul, as temperaturas no sol são ainda mais altas. "As temperaturas são medidas na sombra, logo no sol é muito pior", afirma. E a previsão do tempo para os próximos dias é que o calor permaneça, podendo neste domingo (23), inclusive, ter máximas maiores que sábado. Não se descarta possibilidade episodios isolados de chuva forte e temporais, com ventania, raios e granizo da tarde para a noite, devido ao aquecimento forte.
O calorão deve dar uma trégua apenas a partir de quinta-feira (26), quando uma massa de ar frio chega, com a chuva retornando e desfazendo o bloqueio atmosférico que está sob o Estado.