Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Especial Coronavírus APÓS APROVAÇÃO DA ANVISA

Crianças de 6 a 11 anos começam a ser vacinadas com Coronavac nesta quarta-feira no RS

Início das aplicações ocorrerá apenas nas cidades com doses estocadas

Publicado em: 25.01.2022 às 12:39 Última atualização: 25.01.2022 às 12:48

A aplicação de Coronavac em crianças com idade entre 6 e 11 anos começa nesta quarta-feira (26) em cidades do Rio Grande do Sul. A vacinação com o imunizante, porém, ocorre apenas nos municípios com doses estocadas. As demais cidades devem aguardar o envio de novas remessas.

Crianças de 6 a 11 anos começam a receber Coronavac nesta quarta-feira no RS
Crianças de 6 a 11 anos começam a receber Coronavac nesta quarta-feira no RS Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini

A decisão de usar as doses em estoque para vacinar esse público foi acordada na segunda-feira (24) entre a Secretaria Estadual da Saúde (SES) e os municípios, em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB). Conforme a SES, a Coronavac deve ser usada prioritariamente em crianças de 6 a 11 anos e, excepcionalmente, em adolescentes de 12 a 17 anos, caso haja disponibilidade da vacina. 

O imunizante produzido pelo Instituto Butantan foi aprovado recentemente pela Anvisa para essa faixa etária (6 a 17 anos). Na última sexta (21), o Ministério da Saúde incluiu o uso de Coronavac em crianças e adolescentes no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO). Segundo nota técnica da pasta, a Coronavac somente não pode ser aplicada em imunocomprometidos.

Estoque e previsão de novas doses

No fim de semana, o governo gaúcho iniciou um balanço junto às Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs) e aos municípios para obter o quantitativo de doses à disposição no Estado. O levantamento segue até esta terça-feira (25), quando haverá a consolidação dos dados de todo o Rio Grande do Sul.

Na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), em Porto Alegre, a SES tem 83,3 mil doses de Coronavac. Esse volume deve ser distribuído na quarta-feira (26). A pasta não informou o horário da distribuição, nem de que forma foi feita a divisão das doses.

Para ampliar a oferta, a SES aguarda nova remessa do Ministério da Saúde, que tem 6 milhões de doses disponíveis no Centro de Distribuição de Insumos Estratégicos de Saúde, em Guarulhos (SP). Por enquanto, o RS já utiliza a vacina da Pfizer para a imunização do público de 5 a 11 anos, com as doses pediátricas, e de 12 a 17, com a dose normal para adultos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.