Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Especial Coronavírus Imunização

Confira onde tem vacinação contra a Covid-19 pela região nesta quinta-feira

São Leopoldo segue com a blitz nas escolas e disponibiliza a terceira dose, também, para os estudantes da área da saúde

Publicado em: 13.10.2021 às 21:00 Última atualização: 13.10.2021 às 21:03

Nesta quinta-feira, São Leopoldo segue vacinando contra o coronavírus pessoas com idades a partir de 12 anos, independente de comorbidades. Depois dos idosos a partir de 60 anos, o município passa a aplicar, a partir de hoje, a terceira dose da vacina para estudantes da área da Saúde.

3ª dose da vacina contra a Covid-19 em São Leopoldo
3ª dose da vacina contra a Covid-19 em São Leopoldo Foto: Alice Mesquita/PMSL/Divulgação

A vacinação ocorre das 9 horas às 11h30 e das 13h30 às 16 horas, no Ginásio Celso Morbach, na Avenida Dom João Becker, e no Centro de Eventos, na Avenida São Borja, 1.860.

Em ambos os postos, serão disponibilizadas as segundas doses (D2) da Pfizer, para quem recebeu a primeira dose (D1) até o dia 25 de agosto. Já a D2 de AstraZeneca será fornecida a quem recebeu a D1 até 10 de julho. O período para a aplicação da D2 da CoronaVac/Butantan foi reduzido de 28 para 21 dias de intervalo da D1.

Quem pretende receber a primeira dose deve comparecer aos locais de vacinação com documento com foto, CPF e Cartão SUS. Os menores de idade precisam da presença de pais ou responsáveis. Para a segunda, dose é necessário apresentar o cartão de vacinação e documento com foto.

Blitz e drive-thru

O drive-thru no Centro de Eventos segue disponível apenas para os imunossuprimidos, com intervalo de 28 dias, e idosos a partir de 60 anos que completaram seis meses da última dose. Os demais devem ir pé ao local. Os dois grupos também têm a opção a pé no ginásio municipal.

Entre 9 horas e 11h30, a blitz da vacinação estará na Emef Edgar Coelho, na Rua da Maçonaria, 511. Das 13h30 horas às 16 horas, a blitz ocorre na Emef Chico Xavier, na Rua Cora Coralina, 831. Ambas instituições localizadas no bairro Santos Dumont.

Profissionais da saúde

A Prefeitura considera profissional da saúde apto a receber a dose de reforço aqueles que trabalham em estabelecimentos de assistência, vigilância em saúde, regulação e gestão como: hospitais, laboratórios, farmácia, drogaria, clínicas, ambulatórios, unidades básicas de saúde, agentes comunitários, agentes de endemias e trabalhadores de apoio aos serviços de saúde. Estudantes da área da saúde também estão contemplados.

Imunossuprimidos

São consideradas imunossuprimidas as pessoas que possuem as comorbidades listadas abaixo:

- Imunodeficiências primária grave
- Quimioterapia para câncer
- Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras
- Pessoas vivendo com HIV/Aids
- Uso de corticóides em doses 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por 14 dias.
- Pessoas que fazem uso dos seguintes medicamentos: Metotrexato; Leflunomida; Micofenolato de mofetila; Azatiprina; Ciclofosfamida; Ciclosporina; Tacrolimus; 6- mercaptopurina; Biológicos em geral (infliximabe, etanercept, humira,adalimumabe, tocilizumabe, Canakinumabe, golimumabe, certolizumabe, abatacepte,Secukinumabe, ustekinumabe); Inibidores da JAK (Tofacitinibe, baracitinibe e Upadacitinibe).
- Pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise)
- Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).

Juntas pela vacina

Helena Trisch e Iraci do Nascimento recebem a 3ª dose
Helena Trisch e Iraci do Nascimento recebem a 3ª dose Foto: Alice Mesquita/PMSL/Divulgação
Nesta quarta-feira, 13 de outubro, a procura pela vacina no ginásio municipal foi intensa durante todo dia gerando uma grande fila desde a abertura dos portões. As amigas Helena Mauer Trisch, de 76 anos e Iraci do Nascimento, de 80, permaneceram juntas na espera até a hora de receber o reforço do imunizante. “Estava esperando muito ansiosa e estou feliz, muito feliz. Não sei como vai ser daqui para frente, mas espero que tenha todo ano para fazer, assim como tem a da gripe e que a gente possa ficar livre disso tudo logo” destacou Helena.

Já Iraci, após receber sua vacina, destacou os planos para quando a pandemia passar. “Espero que todo mundo possa cooperar para terminar essa epidemia, para que possamos voltar a viver direito. Neste tempo fiquei de quarentena, depois que fiz a primeira dose não ia para lugar nenhum e meu desejo agora é voltar a sair, viajar e me divertir, pois é algo que adoro muito” frisou.

Para Beatriz dos Santos, de 62 anos, receber a terceira dose é sinal de poder ficar ainda mais perto do neto e ter mais segurança no contato com a família. “O convívio com a família fica mais tranquilo, eu tenho um neto recém-nascido, então estava na expectativa de fazer logo a terceira dose, para ter ainda mais proteção, principalmente com ele. A vacina é um benefício gratuito para o povo todo e com ela, aos poucos as coisas vão ficando mais tranquilas” destacou a moradora do Centro da cidade.

A vacina pela região

SAPUCAIA DO SUL

A prefeitura aplica, hoje, a D1 para adolescentes com idades a partir de 12 anos sem comorbidades, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Blocos; Nova Sapucaia; João de Barro; Cohab Blocos; Centro; Primor e São José.

A D2 de AstraZeneca será disponibilizada para quem recebeu a D1 até 23 de julho. A D2 da Pfizer será destinada aos vacinados com a D1 até 21 de agosto. Já a D2 da CoronaVac será fornecida a quem recebeu a D1 até 28 de setembro.

A aplicação da D2 ocorre nas seguintes UBSs: João de Barro; Casas; Centro; Capão da Cruz; ESF fortuna; Natal; Vargas; Blocos; Jardim América; Cohad Blocos; Primor e Oswaldo Cruz. A terceira dose será disponibilizada para idosos a partir de 60 anos, pessoas com cirurgias e viagens agendadas, imunossuprimidos e trabalhadores da saúde nas UBSs João de Barro; Casas; Centro e Capão da Cruz. O agendamento é feito pelo site www.minhaagendavirtual.com.br/sapucaiadosul.

ESTEIO

A prefeitura segue com agendamento para adolescentes com idades a partir de 12 anos e idosos a partir de 60 anos. A aplicação ocorre das 13h30 às 20 horas, na sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), na Avenida Padre Claret, 666. Hoje tem aplicação da primeira, segunda e terceira dose. O Agendamento é feito pelo site www.esteio.rs.gov.br/vacina.

PORTÃO

Hoje, a prefeitura vacina adolescentes a partir de 12 anos, com ou sem comorbidades, das 8 às 17 horas, no Centro Lothar Kern. Os adolescentes devem estar acompanhados dos responsáveis, com carteira de vacinação, identidade, CPF e cartão SUS.

Não serão aceitos documentos digitais. A D2 será disponibilizada para quem recebeu a D1 da Pfizer e AstraZeneca até 13 de agosto e da CoronaVac até 1º de setembro. A terceira dose será destinada a idosos que receberam a última dose nos últimos seis meses, além dos imunossuprimidos e profissionais da saúde.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.