Publicidade
Notícias | Especial Coronavírus Imunização

Esteio amplia vacinação contra a Covid para pessoas acima de 48 anos sem comorbidades

Interessados devem agendar aplicação, que começará na noite desta sexta-feira e continuará neste sábado

Publicado em: 11.06.2021 às 12:42

Interessados devem agendar horário para receberam as doses Foto: Djalma Pacheco/Divulgação PME
Com a previsão da chegada de mais 3,5 mil doses de vacinas contra a Covid-19 ao município de Esteio nesta sexta-feira (11), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) baixou em mais quatro anos a faixa etária dos moradores da cidade que já podem ser imunizados. A aplicação para pessoas acima dos 48 anos começa nesta sexta-feira (11), das 18h às 19h30min, no drive-thru da SMS, no Pavilhão da Agricultura Familiar do Parque de Exposições Assis Brasil (Entrada pelo Portão 1), e segue no sábado (12), das 8h30min às 15h30min, também no Parque.

Para ser vacinado, é necessário fazer o agendamento pelo site www.esteio.rs.gov.br/vacina ou telefone 3433-8400 (Ramal 1), das 8h às 12h e das 13h às 17h. Pessoas com comorbidades, maiores de 18 anos também podem agendar a aplicação.

Na vacinação, é necessário levar comprovante de residência e documento de identificação com foto. As pessoas com comorbidades precisam apresentar, também, documento que comprove a doença pré-existente, como laudo médico ou prescrição de medicamento de uso contínuo para as doenças relacionadas ou exame com laudo conclusivo.

Cidade tem um terço da população já vacinada

Conforme a prefeitura esteiense, a ampliação se deve ao avanço da imunização dos grupos prioritários, possibilitada pela chegada de mais vacinas. Nesta sexta-feira (11), mais uma marca desembarca em Esteio: o imunizante Janssen, produzido pelo laboratório norte-americano Johnson & Johnson, que necessita apenas uma dose.

Esteio já aplicou a primeira dose da vacina em 28.757 pessoas que moram ou trabalham no município, o equivalente a 34,6% da população. Outras 9.719 pessoas já completaram o esquema vacinal com a segunda dose (11,69 % da população), totalizando 38.476 unidades de vacinas aplicadas.

Atraso na segunda dose

A prefeitura também informou que, por enquanto, não há a aplicação da segunda dose da Coronavac para pessoas que deveriam ter recebido a dose complementar a partir do dia 1º de maio. Por falta de insumos, o Instituto Butantan precisou suspender a produção em 14 de maio e só retomou a fabricação no último dia 27. O laboratório tem informado que estima uma próxima entrega dessa vacina ainda na primeira quinzena de junho.

Drive-Thru Solidário

Com o slogan “Seja você um presente na vida de alguém”, a Secretaria Municipal da Cidadania e Direitos Humanos (SMCDH) está promovendo o Drive-Thru Solidário. A proposta é que as pessoas que forem ser vacinadas doem 1 litro de leite – ou mais –, que estão sendo incluídos nas cestas básicas que a SMCDH distribui para famílias em vulnerabilidade social. Até a última segunda-feira (7), haviam sido doados 7,1 mil litros do produto.

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.