Publicidade
Notícias | Especial Coronavírus Imunização

RS recebe 63 mil doses de coronavac; vacinas serão entregues aos municípios na segunda

Imunizantes serão usados especificamente para aplicação da segunda dose em pessoas com esquema vacinal atrasado há mais de 28 dias

Publicado em: 08.05.2021 às 08:31 Última atualização: 08.05.2021 às 08:32

Chegada do novo lote neste sábado em Porto Alegre Foto: Mauro Nascimento / Palácio Piratini/Divulgação
O Rio Grande do Sul recebeu neste sábado (8) 63,6 mil doses de CoronaVac. As vacinas serão distribuídas aos municípios na próxima segunda-feira e serão usadas especificamente para aplicação da segunda dose em pessoas com esquema vacinal atrasado há mais de 28 dias. 

A quantidade, entretanto, atenderá apenas 14,7% dos 432.930 gaúchos que aguardam para completar as duas doses com o imunizante produzido pelo Instituto Butantan. Com necessidade de cerca de 13 mil doses, Novo Hamburgo, por exemplo, receberá apenas 1.520 doses de Coronavac.

Representantes das 18 coordenadorias regionais de saúde (CRS) e de municípios próximos à capital poderão retirar os lotes a partir das 9 horas de segunda-feira, na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), em Porto Alegre.

Abaixo, confira como fica a distribuição das doses em algumas cidades da região

Confira as doses enviadas para municípios da região

Oxford/Astrazeneca

As 243.400 doses de vacinas Oxford/Astrazeneca que chegaram ao RS na quinta-feira (6/5) foram reservadas, por determinação do Ministério da Saúde, para a segunda dose em pessoas que receberam a primeira aplicação das remessas de 25 de fevereiro e 22 e 26 de março. A segunda dose para esses grupos está prevista para ser aplicada a partir dos dias 21 de maio e 14 e 18 de junho.

"Quando chegar próximo ao vencimento da segunda dose, distribuiremos os quantitativos aos municípios para que possam atender 100% das D2 dessas três remessas", explica Tani Ranieri, chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs).

Pfizer

Na segunda-feira (10/5), há previsão de chegada de um lote de 69.030 doses da vacina da Pfizer. Os imunizantes serão utilizados, novamente, apenas em Porto Alegre. A remessa fica na capital por questões de logística e armazenamento, uma vez que devem ser conservadas congeladas em superfreezers que alcançam a temperatura de -80ºC. Ao chegarem, serão distribuídas aos postos de saúde para aplicação imediata de 35.837 doses. As 33.193 doses restantes deverão ser mantidas em superfreezers emprestados pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pela Pontifícia Universidade Católica (PUCRS), até a próxima distribuição.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.