Publicidade
Botão de Assistente virtual
Multimídia | Vídeos FENÔMENO ASTRONÔMICO

'Lua de Morango': veja imagens da primeira superlua de 2022

Nome do fenômeno faz alusão ao início da época de colheita da fruta nos Estados Unidos

Por Nadine Funck
Publicado em: 15.06.2022 às 18:42 Última atualização: 18.06.2022 às 14:37

O céu ficou mais iluminado com a presença da "Lua de Morango", primeira superlua de 2022, na última terça-feira (14). De acordo com o professor Carlos Fernando Jung, dono do Observatório Espacial Heller & Jung e diretor científico da região sul da Brazilian Meteor Observation Network (Bramon), a lua alcançou o ponto chamado de “perigeu” - quando chega na fase completa ao mesmo tempo em que sua órbita elíptica alcança a aproximação máxima da Terra.

Essa superlua, que acontece todos os anos, é chamada de "Lua de Morango" por representar o início da época de colheita da fruta nos Estados Unidos. “Neste período, os antigos colonizadores norte-americanos consideravam o tempo ideal para a colheita de frutas e verduras”, explicou Jung, acrescentando que o termo não tem relação com a coloração.

O professor destacou ainda que, segundo estimativas da Nasa, a aproximação máxima com a Terra fez com que a lua fosse percebida 14% maior e até 30% mais brilhante.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.