Publicidade
Cotidiano | Gourmet Gourmet

Receita de pizza para esquecer o frio

Receita para entrar no espírito do Dia Nacional da Pizza

Por Marcelo Kenne Vicente
Última atualização: 04.07.2020 às 12:36

Na próxima sexta-feira, dia 10 de julho, é comemorado o Dia Nacional da Pizza, um prato que chegou aqui pelos imigrantes italianos e que, com o passar do tempo, foi incorporado à culinária brasileira com suas variações de formatos e sabores. Para celebrar a data, convidamos a chef Cátia Leal da Silveira, professora do Senac Santa Cruz do Sul, para nos mostrar como se faz uma deliciosa pizza de calabresa com muçarela e molho de tomate caseiro.

Pizza de calabresa com muçarela
Por chef Cátia Leal da Silveira

Ingredientes

Massa da pizza / 500g de farinha de trigo / 10ml de azeite de oliva / 12g de fermento seco / 250ml de água / sal a gosto

Cobertura / 300g de calabresa em rodelas / 300g de queijo muçarela ralado / 1 cebola cortada em anéis / 1 colher de sobremesa de orégano seco / 10 unidades de azeitonas pretas

Molho de tomate caseiro / 2kg de tomates maduros sem sementes / 2 colheres de azeite de oliva extra virgem / pimenta-do-reino e sal a gosto / 1 cebola finamente picada / 2 colheres de sopa de açúcar / 6 dentes de alho amassados / 6 folhas de louro / manjericão a gosto / 1 lata de extrato de tomate

Dicas

- Se preferir, pode usar molho de tomate pelati em lata (200g).

- Calcule entre 280g e 350g de massa para uma forma grande e entre 180g e 250g de massa para uma forma pequena.

Modo de Preparo

Massa e cobertura
1ª etapa
/ Ponha o sal na farinha peneirada e misture bem. Incorpore o fermento no centro da farinha e verta o azeite de oliva, ao lado do fermento. Acrescente água morna.

2ª etapa / Misture a massa com a ponta dos dedos, começando do centro para fora. Vire-a na mesa e amasse bem até que fique lisa e homogênea.

3ª etapa / Deixe a massa crescer, coberta com um filme plástico (para não ressecar), até duplicar de tamanho.

4ª etapa / Abra a massa com um rolo, coloque em uma forma untada com azeite e cubra com molho de tomate caseiro (ou em lata).

5ª etapa / Leve ao forno a 220º C para dar um pré-cozimento na massa. Após, coloque os ingredientes da cobertura, seguindo esta sequência: queijo ralado, rodelas de calabresa e cebolas cortadas em anéis. Finalize com as azeitonas, distribuindo-as harmonicamente sobre a pizza e polvilhando orégano seco.

6ª etapa / Leve ao forno para finalizar, até o queijo derreter.

Molho de tomate caseiro 
1ª etapa / Retire as sementes do tomate, corte em cubos e leve para ferver. Inclua um pouco de água, se necessário.

2ª etapa / Coloque o azeite em uma panela grande e, após, adicione a cebola, trabalhando bem até ficar transparente.

3ª etapa / Insira o alho e, em seguida, o extrato de tomate, sempre mexendo. Depois, acrescente os tomates, o açúcar e os temperos, completando com um pouco de água.

4ª etapa / Deixe ferver e, se necessário, passe o molho pela peneira.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.