Publicidade
Cotidiano | Gourmet Receita

Como fazer um bolo junino gourmet e vegano para curtir as festas em família

Veja receita saudável para esta época

Por Marcelo Kenne Vicente
Última atualização: 20.06.2020 às 09:46

bolo de amendoim Foto: Adobe Stock
Neste ano, as tradicionais festas juninas em escolas e clubes foram substituídas por arraiais feitos em casa. E a gastronomia típica da época permite fazer várias experiências na cozinha, como é a sugestão desta semana: bolo de amendoim vegano e sem glúten.

Não só os adeptos ao veganismo vão gostar. É uma ótima dica para quem ainda não conhece e deseja fazer uma imersão nessa filosofia de vida, iniciando por um prato junino diferente e delicioso. Convidamos Luísa Mendel, cozinheira, proprietária da Pasta Madre Lounge Bar e especialista em gastronomia vegana para explicar como é o preparo deste bolo de amendoim. Aproveite!

Bolo de amendoim
vegano e sem glúten

Por Luísa Mendel

Rendimento: 8 a 10 fatias


Ingredientes

2 xícaras de amendoim torrado e sem casca / 1/2 xícara de amendoim torrado sem casca para decorar / 2 xícaras de água / 1/4 de xícara de óleo de girassol / 1 colher de chá de óleo de girassol a fim de untar a forma / 1 e 1/2 xícara de açúcar demerara / 1 e 1/2 colher de sopa de polvilho doce / 2 xícaras de farinha de arroz / 1 colher de sopa de fermento químico / 1 colher de chá de vinagre

Utensílios

Liquidificador / forma de pudim grande / colher medidora / xícara medidora / rapa-tudo


Modo de preparo

1ª etapa / Unte a forma com um fio de óleo de girassol e reserve. Preaqueça o forno a 240º C.

2ª etapa / Em um liquidificador, coloque o amendoim, a água, o óleo de girassol e o açúcar demerara. Bata por três minutos até virar um creme liso.

3ª etapa / Acrescente no copo do liquidificador o polvilho doce, a farinha de arroz, o fermento químico e o vinagre.

4ª etapa / Bata 5 vezes, em modo pulsar ou até ver que não ficaram pequenos grãos da farinha nem do fermento. Observe que a massa ficará bastante líquida, não inclua mais farinha!

5ª etapa / Despeje na assadeira já untada e leve ao forno por 40 minutos. Fique de olho caso seu forno seja mais forte ou mais fraco. As bordas do bolo devem ficar levemente douradas, ou espete um palitinho depois de 30 minutos. Ele deve sair sequinho.

6ª etapa / Enquanto o bolo assa, pegue a 1/2 xícara de amendoim e bata no liquidificador até virar uma farinha.

7ª etapa / Assim que retirar do forno deixe esfriar e decore com a farinha de amendoim.

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.