Praticar musculação pode ser melhor do que fazer atividades aeróbicas para melhorar a duração e a qualidade do sono, aponta estudo divulgado pela American Heart Association. E isso tem impacto direto na saúde do coração, já que um sono ruim está associado ao maior risco de pressão alta, aterosclerose e de eventos cardiovasculares, como um AVC.
"Os resultados desse trabalho mostram que os exercícios aeróbicos também são importantes, mas abrem uma nova linha de possibilidades para indicação do treino de força como alternativa ao sedentarismo e na qualidade do sono", afirmou a cardiologista Luciana Janot, do Centro de Reabilitação do Hospital Israelita Albert Einstein, que atua na área de cardiologia do exercício.
Luciana ressalta, no entanto, que é importante estar atento ao horário de execução e à sua intensidade. Algumas pessoas podem ficar mais agitadas ao praticarem atividade física à noite. Nesse caso, aconselha-se evitar o treino antes de dormir, porque o exercício é um estimulante e pode causar dificuldade para a pessoa conseguir adormecer.