O vegetarianismo é um dos movimentos que mais cresceu nos últimos anos. Uma pesquisa do Ibope realizada em 2018 aponta que cerca de 14% da população brasileira é vegetariana, o que equivale a 29 milhões de pessoas. O resultado revela um crescimento de 75% em relação a 2012, quando apenas 8% da população se declarou adepta do vegetarianismo.
Com o movimento de alimentação sem carne, alguns pratos que seriam comumente produzimos com ingredientes de origem animal podem ser adaptados ao novo paladar, como o hambúrguer.
No dia 28 de maio, é comemorado o Dia Mundial do Hambúrguer e, para celebrar a data de uma maneira alternativa e saudável, a nutricionista e docente da Estácio RS Antonia de Sousa Cunha indica uma receita 100% vegana. De acordo com a profissional, o grão da lentilha proporciona, além de nutrientes necessários ao organismo, uma textura e sabor especiais ao prato. Confira a receita desenvolvida pela especialista.
Ingredientes:
Modo de Preparo
Deixe a lentilha de molho por 24 horas e vá trocando a água.
Coloque a lentilha junto com 4 xícaras de água e deixe cozinhando em fogo médio até o grão ficar macio. Deixe secar a água até ficar só o grão.
Em uma panela refogue o alho, a cebola, o cheiro verde, o azeite, o sal, tempere com cominho a gosto e misture à lentilha.
Rale a beterraba no ralador fino e, aos poucos, a acrescente junto com o farelo de aveia até o ponto de modelar.
Divida a massa em 5 partes iguais e passe um fio de óleo nas mãos. Modele os hambúrgueres com cerca de 1,5 cm de espessura e passe no farelo de aveia.
Coloque os hambúrgueres em uma forma untada e asse cerca de 20 a 30 minutos a 180º C, ou até ele ficar dourado.