Publicidade
Botão de Assistente virtual
Cotidiano | ABC Pra Você | Gourmet FAÇA VOCÊ MESMO

Celebre o Dia do Hambúrguer de forma saudável

Confira uma receita nutritiva e 100% de origem vegetal para fazer neste Dia Mundial do Hambúrguer

Por Redação
Publicado em: 27.05.2022 às 06:00 Última atualização: 27.05.2022 às 13:20

O vegetarianismo é um dos movimentos que mais cresceu nos últimos anos. Uma pesquisa do Ibope realizada em 2018 aponta que cerca de 14% da população brasileira é vegetariana, o que equivale a 29 milhões de pessoas. O resultado revela um crescimento de 75% em relação a 2012, quando apenas 8% da população se declarou adepta do vegetarianismo.Hambúrguer de lentilha

As motivações para a mudança na alimentação são diversas: preocupação com o bem-estar animal, preservação do meio ambiente e a busca por um estilo de vida mais saudável.

Com o movimento de alimentação sem carne, alguns pratos que seriam comumente produzimos com ingredientes de origem animal podem ser adaptados ao novo paladar, como o hambúrguer.

No dia 28 de maio, é comemorado o Dia Mundial do Hambúrguer e, para celebrar a data de uma maneira alternativa e saudável, a nutricionista e docente da Estácio RS Antonia de Sousa Cunha indica uma receita 100% vegana. De acordo com a profissional, o grão da lentilha proporciona, além de nutrientes necessários ao organismo, uma textura e sabor especiais ao prato. Confira a receita desenvolvida pela especialista.

Hambúrguer de lentilha

Ingredientes:

Modo de Preparo

Deixe a lentilha de molho por 24 horas e vá trocando a água.

Coloque a lentilha junto com 4 xícaras de água e deixe cozinhando em fogo médio até o grão ficar macio. Deixe secar a água até ficar só o grão.

Em uma panela refogue o alho, a cebola, o cheiro verde, o azeite, o sal, tempere com cominho a gosto e misture à lentilha.

Rale a beterraba no ralador fino e, aos poucos, a acrescente junto com o farelo de aveia até o ponto de modelar.

Divida a massa em 5 partes iguais e passe um fio de óleo nas mãos. Modele os hambúrgueres com cerca de 1,5 cm de espessura e passe no farelo de aveia.

Coloque os hambúrgueres em uma forma untada e asse cerca de 20 a 30 minutos a 180º C, ou até ele ficar dourado.