Da tradicional versão com doce leite e muito açúcar por fora às versões mais finas e regadas de bastante chocolate, o churros é uma iguaria que agrada a várias pessoas. O aroma do doce de leite na massa quentinha é inconfundível e remete até mesmo às lembranças da infância.
O churros existe há bastante tempo e a origem dele ainda é incerta. Há relatos de que os portugueses que levaram a receita à Europa, quando voltavam da China, na época da dinastia Ming. Outras histórias citam que foram os árabes e há ainda que afirma que foram os pastores espanhóis que inventaram a receita, porque era fácil de fazer no alto das montanhas onde eles não conseguiam obter pão fresquinho.
Para o café
Apesar de todas estas histórias, o churros divide com Espanha e México o posto de iguaria típica local. Mas a verdade é que muitos países, como o Brasil, adotaram a delícia como parte da gastronomia de rua. E até mesmo transformaram a receita original em outras saborosas versões.
Massa úmida, com toque de açúcar e canela e recheada de doce de leite: esse é o mini bolinho de churros sugerido pela Quitanda, de Pinheiros. O doce combina perfeitamente com o café da tarde nessa semana de friozinho. Afinal, quem não ama o sabor de churros, não é mesmo? Veja a seguir como preparar essa deliciosa receita.
1 xícara de farinha de trigo
1 colher (sopa) de açúcar
¼ colher (chá) de sal
½ colher (chá) de fermento
4 colheres (sopa) de manteiga derretida
1 ovo
2 colher (chá) de extrato de baunilha
½ xícara de doce leite para rechear
Manteiga derretida, açúcar e canela para polvilhar
Modo de preparo:
Peneire em uma tigela a farinha, o açúcar, sal e o fermento. Em seguida, acrescente a manteiga, o ovo, a baunilha e o leite e mexa com um batedor até obter uma massa lisa.
Coloque uma colherada de massa em uma forminha (tipo muffin) untada. Depois acrescente uma colher de doce de leite e cubra mais a massa, até ¾ de altura da forma.
Leve para assar em forno preaquecido a 200 graus por cerca de oito minutos. Ao tirar do forno, pincele com manteiga derretida e salpique a canela por cima.