Publicidade
Botão de Assistente virtual
Cotidiano Adoce o fim de semana

Bolo de ricota e limão siciliano para adoçar o fim de semana

Aprenda a preparar um bolo fofinho e saboroso para o lanche da tarde

Publicado em: 27.11.2021 às 06:00 Última atualização: 27.11.2021 às 14:56

Com a chegada do fim de semana e o merecido descanso, nada melhor do que ir para cozinha e preparar um bolo fofinho para lanche da tarde. A sugestão especial para este findi é uma dica da chef Cecília Victorio, que traz a receita de um bolo prático e que fica molhadinho e delicioso.

A chef preparou uma versão com um sabor cítrico que ainda destaca o delicioso perfume do limão siciliano no bolo. Além disso, a massa fica fofinha e super saborosa. Aproveite a folguinha então para deixar o seu dia mais gostoso!

Bolo de ricota e limão siciliano

bolo de ricota
Por chef Cecília Victorio

Ingredientes

60 ml de suco de limão siciliano

60 ml de leite integral

4 gemas / 4 claras em neve

1 ½ xícara de açúcar refinado

125 g de creme de ricota

50 ml de óleo de milho

2 xícaras de farinha de trigo

2 colheres de sopa de amido de milho

1 colher de sopa de fermento em pó

Raspas de 1 limão siciliano


Modo de preparo

Misture o suco de limão e o leite. Deixe descansar por 10 minutos. Reserve. Bata as gemas com o açúcar na batedeira em velocidade máxima por 2 minutos até ficar esbranquiçado.

Junte o creme de ricota e o óleo e bata por 1 minuto. Ainda batendo, acrescente a farinha e o amido aos poucos alternando com a mistura do leite e limão feita acima.

Pare de bater. Adicione as claras em neve e mexa com o fuê delicadamente. Por último junte o fermento, as raspas e mexa com o fuê sem bater.

Forre com papel-manteiga uma forma com fundo falso de 20 cm. Coloque a massa e leve ao forno a 180 graus por 45 minutos. Retire do forno e deixe esfriar. Polvilhe sobre o bolo açúcar gelado.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.