Publicidade
Cotidiano Gastronomia

Receita do Anonymus para fazer neste domingão: aquela costela suína

Prato, versátil e saboroso, é um opção para servir em família

Por Anonymus Gourmet
Publicado em: 05.06.2021 às 03:00 Última atualização: 05.06.2021 às 08:48

Porquinho desossaado Foto: Alessandra Bragamonte/Especial
A carne suína é saudável e tem vantagens em relação a outras carnes. Acredite se quiser, tem menor teor de gorduras do que a de boi, mantendo características como o volume de proteínas, vitaminas do complexo B e ferro em sua composição.

Quando preparada de maneira correta, é uma boa maneira de deixar mais saudável o seu prato diário. Uma das grandes vantagens da carne suína é a versatilidade no preparo. Ela pode ser consumida de várias maneiras - cozida, frita, assada, grelhada - e ainda manter suas características nutricionais e seu sabor.

Outra qualidade é a facilidade do preparo. Um pouquinho de sal e uma grelha bem aquecida e... pronto! Além disso, o sabor é insuperável. É também mais delicada se comparada à carne bovina e, por que não, mais saborosa do que a de frango.

Não faltam tipos de cortes para o cardápio diário ou para grandes ocasiões. A regra geral nos diversos cortes é o sabor superior. O lombo tem baixo teor de gordura e o sabor delicado pede um pouco de atenção no preparo para não ressecar. A costela é mais gordurosa, o que significa mais sabor e também facilidade no fazer. Para hoje, a receita do Anonymus é de costela.

Ingredientes:

1kg de costela de porco / sal a gosto / pimenta-do-reino a gosto / 150g de bacon cortado em cubos / 2 cebolas cortadas em tiras / 2 colheres de sopa de extrato de tomate / 2 latas de cerveja preta (700ml) / 1 ramo de alecrim / minibatatas inglesas com casca, a gosto


Modo de preparo:

1ª etapa / Tempere a costela de porco com sal, pimenta e alecrim.

2ª etapa / Em uma frigideira bem quente, doure os dois lados da costela.

Reserve.

3ª etapa/ Na mesma panela, frite o bacon, a cebola e adicione o extrato de tomate e a cerveja preta.

4ª etapa / Disponha a costela de porco nesse molho e deixe cozinhar com a panela tampada por 30 minutos.

5ª etapa / Coloque a costela de porco em uma forma com o molho por cima, acrescente na forma minibatatas inglesas para acompanhar. Feche com papel-alumínio e leve ao forno a 180º C por 2 horas, virando a costela na metade do tempo. Pode virar várias vezes para que o molho possa ser bem absorvido pela carne.

6ª etapa / Sirva a costela com o molho por cima. Ela estará macia e soltando os ossinhos e o molho bem espesso.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.