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Motores

Peugeot 2008 recebe facelift

Mudanças foram inspiradas nos irmãos maiores 3008 e 5008 .

Com mudanças visuais concentradas na dianteira e inspiradas nos irmãos maiores 3008 e 5008, o Peugeot 2008 chega às lojas por preço inicial de R$ 69,99 mil. Desenvolvido pelo Latin America Tech Center do Groupe PSA, conta com design exclusivo para a América Latina.

A nova grade frontal, emoldurada com acabamento em preto Onyx e verticalizada, traz elementos tridimensionais. Em aspecto flutuante, fica o emblema do leão. O capô mais horizontalizado torna a frente mais alta e imponente. O novo para-choque frontal aumenta o ângulo de ataque do carro e facilita a superação dos obstáculos nas ruas e estradas de terra. Os faróis afilados, com DRL em LED e refletores com lente semielíticas, lembram as pupilas do leão e garantem mais segurança e visibilidade. “O para-choque dianteiro traz elementos totalmente novos, com linhas marcantes e fluidas e destaca o elemento do 'dente do leão', que começa nos faróis e cria uma ruptura visual no bloco ótico, descendo por todo o entorno do para-choque até a região inferior. Essas linhas sinalizam para um design novo e exclusivo, onde percebe-se que a garra do leão transpassa o conjunto do farol de neblina, criando um conjunto único no segmento e completamente inovador. Temos aqui uma importante evolução em relação à versão europeia, carregando o novo DNA da gama SUV Peugeot”, explica o diretor de Estilo para América Latina do Groupe PSA, Daniel Nozaki.

A linha de cintura é elevada e as rodas aro 16'' são calçadas com pneus 205/60, podendo ser em liga-leve ou aço, cobertas com calotas. Os protetores pretos, agora como item de série para todas as versões, situados na parte inferior da carroceria, se estendem do para-choque dianteiro ao traseiro. A parte traseira mantém sua identidade com o para-choque saliente à carroceria, com a parte inferior em preto Onyx, que reforça a ideia de proteção. Integradas na peça ficam as luzes de neblina e de ré. A tampa do porta-malas permanece emoldurada pelo teto com ondulação dinâmica. As lanternas traseiras seguem com a identidade visual que remete às “garras” do leão iluminadas por LEDs e pelo piso rebaixado do porta-malas, que facilita o seu carregamento. As barras de teto são novas e emolduram o teto panorâmico.

Duas opções de motor

Modelo está disponível em duas configurações de motorização, a 1.6 EC5 VTI (118 cv a 5.750 rpm e torque máximo de 16,1 kgfm a 4.750 com etanol) e 1.6 THP (173 cv a 6.000 rpm e 24,5 kgfm a 4.000 rpm com etanol), ambas com câmbio automático EAT6 de seis velocidades, produzido pela empresa japonesa Aisin AW.


Novidade no 2008, o THP (Turbo High Pressure) 16V FLEX desembarca na versão Griffe automática. Com 16 válvulas, tem duplo comando de válvulas no cabeçote e injeção direta sequencial. O turbocompressor é do tipo Twin-scroll, com bomba eletrônica de alta pressão, cabeçote com dois eixos de comando de válvulas, bomba de óleo com gestão de vazão e cárter duplo. Já a caixa de câmbio automática sequencial de 6 marchas (EAT6), que equipa ambas motorizações, traz 4 modos de condução (Drive, Eco, Sport e Sequencial). Quando é ativada a função “Eco”, o consumo de combustível é até 6,5% menor em situações de trânsito intenso. A Griffe THP ainda traz o Grip Control, dispositivo que auxilia o motorista na direção ao otimizar a motricidade em diferentes e acidentados terrenos, como neve, areia ou lama. São 5 ajustes manuais (padrão, areia, neve, lama ou ESP Off).

Interior segue o mesmo, bonito e bem acabado 


Internamente, não há mudanças e o modelo segue com seu bom acabamento, trazendo detalhes cromados que emolduram as saídas de ar-condicionado, a central multimídia e as portas, além da presença de black piano. Os bancos são compostos por tecidos escuros com tons de vinho na Allure. Na Griffe, contam com revestimento que mistura couro e tecido. Além de diversos porta-objetos, conta com porta-luvas refrigerado.


O volante de multifunções com dimensões reduzidas no estilo SportDrive, revestido em couro (na versão Griffe), tem acabamento cromo fosco com a inscrição Peugeot. Regulagem de profundidade e de altura aumentam a precisão da direção, assim como a assistência progressiva elétrica. O painel de instrumentos está estrategicamente posicionado acima do volante, dentro do campo de visão do motorista, o que permite uma completa visualização de toda a condição do veículo sem que seja necessário tirar os olhos da estrada.

De série desde a versão de entrada, no console central encontra-se o Connect Radio de 7”, que recebe atualização do software, ficando mais rápido. A central possui os sistemas Google Android Auto e Apple CarPlay e possibilita o espelhamento do celular. Com essa tecnologia, aplicativos populares de música ou navegação podem ser utilizados com mais facilidade – contanto que já estejam instalados no smartphone do usuário. Uma vez que os aparelhos estejam conectados, as chamadas telefônicas também podem ser feitas via comando de voz ao apertar um botão do volante. O freio de mão no estilo aviador segue como um destaque, pois libera espaço no posto do condutor graças ao seu formato elegante e robusto.


Para quem curte som, a montadora criou a série especial 2008 Inconcert by JBL, equipada com conjunto de alto-falantes, tweeters, subwoofer slim e amplificador. Além do kit sonoro, com base na acústica do carro, técnicos da JBL criaram uma regulagem específica que proporcionará uma experiência única, com dinâmica completamente personalizada.

Comodidade e segurança


Quanto à segurança, já vem equipado com quatro air bags (dois para colisões frontais e dois laterais), piloto automático (regulador/limitador de velocidade), apoios de cabeça dianteiros e traseiros (disponíveis para todos os ocupantes) e freios a disco nas quatro rodas com ABS. Também traz cinco cintos de segurança com três pontos de fixação, alerta sonoro e visual de afivelamento do cinto do condutor – na frente, os cintos têm pré-tensionadores e bloqueio de folga e atrás os cintos laterais e central têm bloqueio de folga – e sistema Isofix para a fixação de cadeirinhas infantis. A suspensão elevada, com 20 cm de vão livre e ângulo de entrada de 23°, contribui para maior estabilidade e segurança do carro, principalmente em situações como passagem por lombadas, valetas ou mesmo estradas de terra. A Griffe THP ainda está equipada com Grip Control, com cinco funcionalidades (padrão, areia, neve, lama ou ESP OFF) que auxiliam as conduções nos mais complexos terrenos.


As dimensões seguem as mesmas, com distância entre-eixos de 2,54 m e porta-malas com capacidade para 402 l. Com o rebatimento dos bancos traseiros, o volume sobe para 1.172 l. Porta-malas se destaca pelo simples acesso, pela grande abertura retangular da porta e a altura de carga baixa em relação ao solo (apenas 60 cm).


VERSÕES E PREÇOS

Allure: R$ 69,99 mil
Vem equipada de série com dois air bags laterais, ar-condicionado manual, faróis com guia de luz em LED e DRL, controle elétrico para os retrovisores, vidros elétricos dianteiros e traseiros, limitador e regulador de velocidade, volante com comandos integrados, Peugeot Connect Radio de 7", Android Auto e Apple CarPlay integrados, rodas de aço 16" com calotas Arsenic, barras de teto na cor preto Onyx e moldura nas caixas de roda.

Allure Pack: R$ 79,99 mil
Acrescenta faróis de neblina, volante revestido em couro, câmera de ré, alarme perimétrico, rodas em liga-leve 16".

Griffe automática: R$ 89,99 mil
Em relação à Allure Pack, traz a mais ar-condicionado digital bi-zone, roda em liga-leve 16" Áquila Diamantada, teto de vidro panorâmico, sensores de chuva e de luminosidade.

Griffe THP: R$ 99,99 mil
Além de todos os acessórios da Griffe automática, a Griffe THP vem equipada com motor turbo e Grip Control.

Fonte: Peugeot

Versão Premier é novidade para o Spin na linha 2020

Configuração substitui a LTZ e custa R$ 84,39 mil.

Spin Premier é a novidade da linha 2020

A versão LTZ sai de cena e dá lugar à Premier na linha 2020 do Spin. A novidade é comercializada por R$ 84,39 mil. A LS continua como configuração de entrada (R$ 68,79 mil), seguida pela LT (R$ 73,39 mil), enquanto a Activ7 (R$ 89,98 mil) permanece como topo de linha.

A mudança ocorre após uma percepção da evolução do gosto do comprador. Com o facelift, os novos acabamentos e a maior oferta de equipamentos de série, a participação das versões topo de linha (Activ e LTZ) saltaram de cerca de 50% para 66% – ou dois terços do total. A média de emplacamentos do produto também está subindo. Como comparação, no primeiro quadrimestre do ano foram registradas 7,3 mil unidades vendidas, ante 6 mil unidades no mesmo período do ano passado (+21%). “Com as recentes evoluções, o carro passou a atrair adicionalmente um perfil de consumidor que valoriza também mais requinte e tecnologia, como o público dos SUV”, aponta o diretor de Marketing de produto da Chevrolet, Rodrigo Fioco.

Spin Premier é a novidade da linha 2020


Detalhes cromados e rodas 16’’


O Spin Premier traz cromados na moldura da grade frontal, no friso traseiro e nas rodas aro 16’’. Conta com acabamentos premium na cabine e a conveniência da segunda fileira de bancos deslizantes e a da terceira fileira articulável.

Spin Premier é a novidade da linha 2020
A nova versão também se sobressai pela conectividade, com o multimídia MyLink com Android Auto e Apple CarPlay além do sistema de telemática avançada OnStar, capaz de alertar o usuário para o não esquecimento de pessoas e objetos nos bancos traseiros, por exemplo, semelhante ao do Equinox. Versão traz, de série, ar-condicionado, direção elétrica, câmera de ré com linhas guias, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, ajuste de altura dos faróis, além de luz de posição diurna em LED.

O motor é o mesmo para todas as versões: o Flex 1.8 ECO de até 111 cv de potência e 17,7 kgfm de torque com gasolina e 106 cv e 16,8 kgfm. A transmissão pode ser automática ou manual, sempre de seis marchas.

Predestinado à economia

Versão Attractive 1.4 do Grand Siena vem de fábrica com preparação para GNV, custando R$ 54,99 mil .

Quem roda bastante agora tem uma nova opção de economia: o Grand Siena Attractive 1.4, dotado de motorização flex e preparado de fábrica para receber kit GNV. As vantagens são a maior durabilidade e a manutenção da garantia original de um ano para kits de quinta geração instalados por convertedores certificados pelo Inmetro. As mudanças acrescentaram 750 reais ao valor do modelo, vendido por R$ 54,99 mil e que traz apenas a preparação. Isso, porém, não deve gerar desconto nas oficinas instaladoras - os ganhos estão na maior durabilidade do motor e menor depreciação do veículo.

O Grand Siena Attractive 1.4 é o único veículo disponível no mercado que já traz de fábrica motor preparado para o GNV. A potência é de 88 cv com álcool e 85 cv com gasolina, bem como 12,5 kgfm e 12,4 kgfm de torque, respectivamente. Entre as modificações feitas pela Fiat, o cabeçote do propulsor tem válvulas e sedes de válvulas produzidas com material mais resistente e com nova geometria, garantindo durabilidade. O coletor de aspiração foi projetado para receber na posição correta os bicos injetores de gás, o que traz mais segurança e maior rendimento à conversão, pois melhora o enchimento do motor e a formação da mistura ar-combustível.

Em Novo Hamburgo, na oficina do instalador Paulo Utzig o kit GNV custa entre R$ 4,5 mil e R$ 5,3 mil, dependendo do modelo, valor que já inclui a taxa anual de 225 reais do Inmetro. ''A vantagem é que o gás natural gera economia financeira de 50% em relação à gasolina'', salienta. Segundo a Fiat, quem anda 3 mil km por mês recupera o valor investido no kit GNV em até 6 meses. Assim, mantém a garantia original de fábrica (um ano para o veículo total e de três anos para motor e câmbio quando a venda for nas concessionárias).

Predestinado à economia

Versão Attractive 1.4 do Grand Siena vem de fábrica com preparação para GNV, custando R$ 54,99 mil .

Quem roda bastante agora tem uma nova opção de economia: o Grand Siena Attractive 1.4, dotado de motorização flex e preparado de fábrica para receber kit GNV. As vantagens são a maior durabilidade e a manutenção da garantia original de um ano para kits de quinta geração instalados por convertedores certificados pelo Inmetro. As mudanças acrescentaram 750 reais ao valor do modelo, vendido por R$ 54,99 mil e que traz apenas a preparação. Isso, porém, não deve gerar desconto nas oficinas instaladoras - os ganhos estão na maior durabilidade do motor e menor depreciação do veículo.

O Grand Siena Attractive 1.4 é o único veículo disponível no mercado que já traz de fábrica motor preparado para o GNV. A potência é de 88 cv com álcool e 85 cv com gasolina, bem como 12,5 kgfm e 12,4 kgfm de torque, respectivamente. Entre as modificações feitas pela Fiat, o cabeçote do propulsor tem válvulas e sedes de válvulas produzidas com material mais resistente e com nova geometria, garantindo durabilidade. O coletor de aspiração foi projetado para receber na posição correta os bicos injetores de gás, o que traz mais segurança e maior rendimento à conversão, pois melhora o enchimento do motor e a formação da mistura ar-combustível.

Em Novo Hamburgo, na oficina do instalador Paulo Utzig o kit GNV custa entre R$ 4,5 mil e R$ 5,3 mil, dependendo do modelo, valor que já inclui a taxa anual de 225 reais do Inmetro. ''A vantagem é que o gás natural gera economia financeira de 50% em relação à gasolina'', salienta. Segundo a Fiat, quem anda 3 mil km por mês recupera o valor investido no kit GNV em até 6 meses. Assim, mantém a garantia original de fábrica (um ano para o veículo total e de três anos para motor e câmbio quando a venda for nas concessionárias).

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