Publicidade
Acompanhe:
Opinião Coluna Sabe-Tudo

As ondas da BR-116

Rodovia apresenta grandes deformações no trecho leopoldense pós-Scharlau que podem ser perigosas, especialmente, para motociclistas

Por Guilherme Schmidt
Publicada: 14.02.2020 às 10:57

Já foi alertado várias vezes na coluna Sabe-Tudo e em matérias da BR-116 sobre o problema do asfalto deformado na rodovia do posto da Polícia Rodoviária da Scharlau em direção à passarela da Duque de Caxias. Na semana passada foi feita uma fresagem (raspagem das ondulações para deixar menos salientes as deformações), mas este paliativo não resolveu os perigosos desníveis. Quase defronte à PRF existem ondulações se erguendo no meio da pista. Segundo o Dnit, o reparo será feito após o carnaval. Ou seja, até lá, motoristas e, principalmente, motociclistas (que trafegam em maior velocidade no trecho que quase sempre apresenta engarrafamentos ou, no mínimo,. trânsito lento) devem ficar atentos.

Movimento no trânsito

4, 3, 2, 1... É contagem regressiva para o trânsito da região voltar ao normal no dia 17. A próxima segunda-feira marca o fim das férias escolares para a maioria. É a rotina se estabelecendo - ou, como dizem, o ano começando - uma semana antes do carnaval.

Nas sinaleiras

Aliás, um motorista lembrou que as sinaleiras também andam “vazias”. As férias de verão afetaram a frequência de vendedores, artistas de rua e pedintes. Dia 17 esta rotina também deve ser retomada.

Olho no celular

Que não se teve Horário de Verão neste ano, todos sabemos. Bem, todas as pessoas sabem, mas os sistemas de smartphones... Se o horário tivesse entrado em vigor, ele estaria acabando neste fim de semana. Por isso, alguns celulares podem dar aquele “tilt” de atrasar uma hora, como se fosse Horário de Verão. Para evitar o “tilt” o melhor é ver as configurações do celular. Melhor prevenir do que remediar.

Gasolina caindo

Para espanto de todos, a gasolina segue em queda: em Novo Hamburgo tem posto vendendo o litro a R$ 4,21. É preço de Santa Catarina em terras gaúchas...

Fezinha

Acumulada, a Mega Sena paga mais de R$ 120 milhões neste sábado. Lotéricas da região já começaram a ter aquela fila da esperança, com muitos sonhando com a independência financeira. 

E, convenhamos...

Muitos podem defender as medidas econômicas do ministro da Economia Paulo Guedes, que têm fundamento e necessidade de serem impostas em busca da estabilização do País, mas muitas frases e pensamentos dele são de uma infelicidade (“dólar alto é bom para todo mundo”) e preconceito (“tinha doméstica indo para Disneylândia”) que não cabem a uma liderança nacional...

Turismo doméstico

O que dá para concordar com o ministro é que as pessoas deveriam valorizar mais o turismo dentro do País. Mas todos têm o direito de viajar ao exterior, se assim quiserem e puderem, assim como Guedes (que passou férias em Miami, não "prestigiando" turismo nacional) e seus colegas fazem...

Foto do dia - A estiagem e o Sinos

Rio dos Sinos Foto: Diego da Rosa/GES
O baixo volume de chuvas desde o final do ano passado vem revelando estruturas que dificilmente são visíveis no Rio dos Sinos, pois normalmente estão submersas, como as bases das pontes da BR-116 (foto) - em primeiro plano a estrutura mais “nova” e, ao fundo, a primeira ponte, mais antiga. O nível do Sinos ontem à tarde era, segundo medição da Defesa Civil, de 52 centímetros, apenas 2 centímetros acima do nível mais baixo do ano, registrado em 6 de fevereiro. O normal do rio é o nível entre dois e dois metros e meio, cobrindo as estruturas das pontes até as partes mais escuras, como mostra a foto. Mas mesmo com a baixa, as companhias de abastecimento da região não falam em desabastecimento ou racionamento, apenas em uso consciente da água.


Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.