Publicidade
Notícias | São Leopoldo Sem interdição

No primeiro fim de semana de praças liberadas, bom movimento para curtir os espaços

Visitantes voltaram a poder aproveitar os espaços públicos depois de três meses de interdição em São Leopoldo

Por Priscila Carvalho
Publicado em: 20.09.2020 às 20:43 Última atualização: 20.09.2020 às 20:47

Praça Amadeo Rossi registrou bom movimento neste domingo (20) Foto: Priscila Carvalho/GES-Especial

O bonito domingo de sol e temperatura amena, justamente no feriado do Dia do Gaúcho, foi um convite para que os leopoldenses pudessem aproveitar um passeio que há quase três meses não estava sendo permitido. Numa tentativa de evitar aglomerações e motivar que as pessoas procurassem ficar em casa, quando a região entrou em bandeira vermelha pelo mapa do distanciamento controlado do Estado, em junho, a Prefeitura de São Leopoldo isolou brinquedos e playgrounds, no dia 19, e, na semana seguinte, interditou totalmente os espaços das praças que registravam maior movimento em São Leopoldo. Por conta disso, algumas das opções de lazer da cidade não estavam mais recebendo visitantes.

Porém, com a melhoria nos índices de internação por coronavírus e a volta à bandeira laranja, a liberação dos espaços públicos no município - com exceção do Parque Municipal Imperatriz Leopoldina e do Largo Rui Porto - foi autorizada no decreto na última terça-feira (15), desde que seja respeitado o distanciamento mínimo de 2 metros entre os visitantes e o uso de máscaras. E o primeiro fim de semana de praças sem interdição já registrou um bom movimento de pessoas. Especialmente, com o clima bastante favorável. E foi buscando aproveitá-lo que o casal Núbia Dalla Porta, 42, e André Luiz de Oliveira, 55, foi até a Praça Amadeo Rossi na tarde deste domingo (20), junto com os filhos Maria Vitória, 14, e Erik, 10, a sobrinha Cecília, 3, e o cãozinho Tobby.

Moradores do Centro, eles contam que sempre gostaram de ir a praças e aguardavam a reabertura dos espaços. "Sempre preferimos ambientes abertos para passear. Não costumamos ir a shoppings, cinema", comentou Núbia, comemorando a possibilidade de voltar a visitar praças, principalmente nessa época do ano, boa para aproveitar. "Se todo o lugar é preciso usar álcool gel, manter o distanciamento, aqui também é necessário. Na praça não é diferente", disse, citando os cuidados para curtir o espaço sem deixar de atentar para o coronavírus.

Vanazzi diz que medidas já adotadas permanecem

Com toda a família usando máscara, o casal de farmacêuticos Bruna Frederich, 33, e José Portinho, 32, levou a filha Valentina, 4, para curtir os brinquedos da Praça Amadeo Rossi e propiciar um momento ao ar livre para a menina, que não podia visitar o espaço durante a interdição. “Os maiores prejudicados nesse tempo foram as crianças”, lembrou Portinho.

Na última sexta-feira, a região voltou à bandeira vermelha no mapa preliminar do distanciamento controlado. A confirmação sai nesta segunda (21), mas, o prefeito Ary Vanazzi já disse que, mesmo que São Leopoldo siga sob bandeira vermelha, as flexibilizações adotadas até o momento serão mantidas. Portanto, as praças devem se manter liberadas. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.