Publicidade
Notícias | Região Distanciamento controlado

Amvars entra com recurso pedindo volta para bandeira laranja

Na avaliação da entidade, existem inconsistências no número de óbitos em Novo Hamburgo

Por Nicolle Frapiccini
Publicado em: 20.09.2020 às 19:46 Última atualização: 20.09.2020 às 19:47

Mapa preliminar aponta cinco regiões em bandeira vermelha Foto: Governo do Estado
Dos oito pedidos de reconsideração recebidos pelo governo gaúcho de municípios e associações regionais para a 20ª semana do modelo de distanciamento controlado - que inicia nesta terça-feira, dia 22 -, um deles pode interferir na bandeira da região 07, liderada por Novo Hamburgo. Afinal, a Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (Amvars) voltou a apresentar recurso ao Palácio Piratini.

Leia todo o conteúdo EXCLUSIVO ASSINANTES

Segundo a presidente da Amvars e prefeita de Dois Irmãos, Tânia Terezinha da Silva, existem inconsistências no número de óbitos em Novo Hamburgo. "Foi computado três mortes que ocorreram em julho somente agora. Além disso, temos leitos vagos na região", afirma Tânia. De acordo com o Mapa de Leitos, abastecido e atualizado às 19h09 deste domingo (20) pelo governo gaúcho, a região 07 está com uma taxa de ocupação de 68% dos leitos de UTI adulto. Dos 103 leitos espalhados pelos 10 hospitais, 70 estão ocupados.

Além de confirmar o pedido de reconsideração, Tânia revela que a Amvars irá formular um novo documento. "Desta forma de trocas de bandeiras toda a semana é impossível fazer qualquer tipo de planejamento! Precisamos, no mínimo, ter um panorama do avanço da pandemia de duas em duas semanas, pois é fato que os números oscilam muito", finaliza.

Todas as solicitações recebidas pelo Piratini neste final de semana são de regiões preliminarmente em vermelho que pedem a permanência em bandeira laranja. Essa é a mesma quantidade de recursos enviada na 19ª rodada. Os pedidos serão analisados pelo Gabinete de Crise, que divulgará na segunda-feira à tarde, a decisão com o mapa final das bandeiras para a 20ª semana. A vigência das bandeiras da 20ª rodada começa à 0h de terça-feira (22) e se encerra às 23h59 de segunda-feira (28).

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.