Notícias | Eleições 2020 Eleições 2020

A dois dias do prazo final, Novo Hamburgo já tem quatro candidatos a prefeito

Há pelo menos outros três postulantes ao cargo que podem ser confirmados em convenções que serão realizadas nesta terça-feira

Por João Victor Torres
Publicado em: 14.09.2020 às 03:00 Última atualização: 14.09.2020 às 10:38

Fatima, Patrícia, Zucco e Tarcísio já confirmaram candidatura à Prefeitura de Novo Hamburgo Foto: Divulgação
Cada vez mais próximo de uma consolidação. Este é o cenário da disputa eleitoral em Novo Hamburgo e, especialmente, na corrida pela Prefeitura. Sábado, mais três partidos confirmaram candidaturas e suas coligações para o pleito deste ano. A prefeita Fatima Daudt (PSDB), o delegado de Polícia Rodrigo Zucco (Republicanos) e o ex-prefeito Tarcísio Zimmermann (PT) tiveram seus nomes homologados em convenções. Com isto, o Município tem hoje quatro indicações sacramentadas, além da vereadora Patrícia Beck (PP), que no sábado, 6, foi aclamada pelo Progressistas.

Desde meados de 2019, este quarteto despontava nos bastidores como eventuais opções de voto para os hamburguenses. Inclusive, em 4 de outubro do ano passado, quando marcava um ano para o pleito antes do adiamento em função da pandemia de coronavírus, o Jornal NH antecipou Fatima, Patrícia, Tarcísio e Zucco como os postulantes ao Executivo naquele momento.

Decisão pró-Fatima

Até então considerado a grande incógnita do "supersábado" de convenções e a decisão mais aguardada em meio a tantas confirmações já previstas, o PSC tratou de desfazer o seu próprio mistério logo pela manhã. Presidente municipal do partido e então pré-candidato a prefeito, João Cariolato compareceu à convenção tucana e declarou apoio para Fatima, inclusive posando para fotos, antes mesmo da definição formal da sigla ser anunciada à tarde. No decorrer da semana, as conversas entre interlocutores da prefeita e os sociais cristãos se intensificaram. Em função disso, a opção do PSC foi por abrir mão da candidatura própria.

Outros três nomes

Outras três convenções estão marcadas para amanhã e fecham o ciclo de definições partidárias. Até aqui, o trio mantém a posição de encabeçar candidaturas próprias na disputa pela Prefeitura de Novo Hamburgo. Entre os nomes que podem ser confirmados estão o ex-prefeito Paulo Ritzel (DEM), Evandro Pedroso (Pros) e Felipe Müller (PTC). Isto significa que, na prática, poderão ser sete candidaturas brigando pelo comando do Executivo hamburguense, que seria o mesmo número de 2016.

 

Convenções vão até esta quarta

Após o adiamento das eleições municipais por meio de emenda constitucional, uma série de prazos foi postergada em igual período, já que está atrelada à data do pleito. Entre eles, por exemplo, estão as convenções. De acordo com a legislação, o prazo limite se encerra quarta.

 

Horário de votação ampliado

Entre as adequações por conta da Covid-19, o horário de votação foi estendido, seguindo determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os votantes poderão se dirigir às seções entre as 7 e 17 horas, sendo que parte da manhã será preferencialmente aos grupos de risco.

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.