Publicidade
BAH!rulho

Livro 100 Grandes Discos do Rock Gaúcho terá financiamento coletivo

Por André Heck

Livro tem previsão de lançamento para meados de 2021 Foto: Divulgação
A campanha de financiamento coletivo para a publicação do livro 100 Grandes Discos do Rock Gaúcho será lançada no próximo dia 31 de julho, ainda dentro das comemorações do dia mundial do rock. O projeto é idealizado pelo jornalista e escritor Cristiano Bastos, um dos autores de Gauleses Irredutíveis – Causos e Atitudes do Rock Gaúcho, e das biografias Júpiter Maçã: A Efervescente Vida & Obra, Julio Reny – Histórias de Amor & Morte, e Nelson Gonçalves – O Rei da Boemia. O projeto gráfico fica a cargo do designer Rafael Cony.

Os 100 Grandes Discos do Rock Gaúcho serão eleitos por meio de um corpo de jurados (músicos, jornalistas, produtores) do Rio Grande do Sul e também do Brasil. Será colocada em votação a produção discográfica produzida no Rio Grande do Sul desde anos 1950 (quando se tem o registro da primeira música rock feita no Estado: Stupid Cupid, com o Conjunto Farroupilha) até os dias hoje. Segundo Bastos, que tem passagens por revistas como a Rolling Stone Brasil, Bizz, entre outros veículos da imprensa musical, ainda que o nome rock intitule o livro, outros gêneros musicais – do pop ao soul, do metal ao punk, do funk ao samba rock – não ficarão de fora.

Ao corpo de jurados será fornecido uma listagem com a sugestão de centenas álbuns de bandas e artistas para auxiliá-los na escolha. A previsão de lançamento do livro, que terá formato deluxe e a dimensão de um disco de vinil, com capa dura e papel couchê colorido, é em meados de 2021. Objeto de colecionador, a tiragem da obra, cujo objetivo é que tenha mais de um volume, será de mil cópias. Pra entrar no clima, o Bah!rulho de deixa com o clipe de Festa Punk, dos Replicantes, que Cristiano Bastos destaca como "melhor clipe já feito", e também com o próprio autor falando sobre o livro 100 Grandes Discos do Rock Gaúcho. Se liga aí: 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.