VOLTAR
FECHAR

Av. João Corrêa, 1017 - Centro - São Leopoldo/RS - CEP: 93010-363
Fones: (51) 3591.2000 - Fax: (51) 3591.2032

Vitrine

Economia colaborativa em pauta

Reunião será na Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Tecnologia (ACIST-SL).

A economia do compartilhamento está mudando não só o modo como entendemos oferta e demanda e a nossa relação com os bens materiais, mas também nossas relações pessoais. E para falar sobre estas mudanças, que o Momento do Empreendedor, reunião almoço que a Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Tecnologia (ACIST-SL) promove nesta quinta-feira (20). O tema do encontro com início marcado para às 12 horas é a economia colaborativa e a internet das coisas. O palestrante será o coordenador dos MBA de Gestão Estratégica da Unisinos, Oscar Rudy Kronmeyer Filho. As vagas são limitadas e as reservas podem ser feitas pelo e-mail eventos@acist-sl, ou pelo telefone 3037-6065.

Orientações sobre PPCI

Em uma iniciativa pioneira no Estado, o Escritório do Empreendedor da Prefeitura de Esteio conta, desde a última semana, com orientação para os empresários sobre as ações necessárias para a obtenção do Plano de Prevenção e Proteção contra Incêndio (PPCI) para seus negócios. O documento, obrigatório para empresas que possuem ponto fixo, atesta que a edificação está de acordo com as regras vigentes relacionadas ao assunto. O serviço é oferecido tanto para novos investimentos quanto para a renovação de alvarás. O atendimento é feito no Escritório do Empreendedor, localizado no prédio da Prefeitura de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 18 horas.

No clima do Dia das Mães

A nova campanha publicitária da Farmácias Associadas brinda o Dia das Mães, data que será celebrada em 14 de maio. Assinadas pela Agência Matriz, as peças são acompanhadas do slogan Mamãe tá com tudo, e dão destaque para a linha de tratamento facial completa. Os pontos de venda da rede promovem ainda uma promoção especial que na compra de produtos, acrescidos de dez centavos, dá direito a uma exclusiva niqueleira. A ação é válida enquanto durarem os estoques.

Palestra online sobre franquias

Empreendedores que tenham interesse em abrir uma franquia ou que queiram obter mais informações sobre esse tipo de negócio poderão participar no dia 25 de abril, às 19h30, de uma palestra online “Entendendo Franquias - Você já pensou em franquear o seu negócio?”, promovida pelo Sebrae/RS. O evento virtual com as consultoras Viviane Almada e Renata Zugno contará ainda com espaço para perguntas e respostas em tempo real ao final da palestra. Para se inscrever, acesse o link: https://goo.gl/VswCfN. A atividade é gratuita.

Registros

* A perspectiva de safra cheia não repercute diretamente no bolso do produtor. O acumulado dos três primeiros meses do ano registra queda de 10,5% no Índice de Inflação dos Preços Recebidos pelos Produtores Rurais (IIPR).

* Em 12 meses, o resultado é uma retração de 7,03% conforme o Relatório dos Índices de Inflação, divulgado pela Assessoria Econômica do Sistema Farsul. A taxa de câmbio é a principal responsável pelo resultado.

Cursos voltados à gestão de pessoas

ACIST-SL oferecerá, ao longo dos próximos meses, cursos voltados à gestão de pessoas.

Com o as crescentes exigências do mercado de trabalho, nem sempre os gestores das empresas, tanto em nível de diretoria quanto de gerência, conseguem administrar conflitos, oferecer feedback de modo adequado e conviver com o stress. Pensando nestas dificuldades, a ACIST-SL oferecerá, ao longo dos próximos meses, uma série de cursos voltados à gestão de pessoas no ambiente de negócios. Conforme Maiara Fangueiro, gerente executiva da entidade, a grade foi composta a partir de demandas dos associados que desejam se atualizar sobre como lidar com os novos profissionais que estão entrando no mercado de trabalho.

Palestrantes selecionados

Os palestrantes selecionados são proficientes nas suas áreas, com amplo domínio dos conteúdos que serão abordados. A consultora Andrea Silveira, especialista em Psicologia do Trabalho e das Organizações, ministrará os cursos Feedback: Como Dar e Receber e Gerenciando o Stress. Já o psicoterapeuta paulista Wilson Cale tratará da Liderança com Inteligência Emocional e a Excelência em Negociação, utilizando técnicas para a superação de inseguranças, bloqueios emocionais e crenças limitantes. A programação completa dos cursos, os valores e a forma de inscrição estão no portal da ACIST-SL.

Decisão do Copom é acertada

Para a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), a decisão do Copom de cortar um ponto percentual (para 11,25%) e acelerar o ritmo de queda da Selic é acertada, uma vez que alguns fatores, com o a redução do IPCA, que registrou o menor valor para o mês de março (0,23%) desde 2012, permanecem viabilizando o corte dos juros sem o aumento das pressões inflacionárias.

Sem sobras nos supermercados

O entendimento completo das necessidades e desejos dos consumidores para a Páscoa 2017 pelos supermercados gaúchos resultou na confirmação das previsões iniciais de vendas desenhadas pelos empresários do setor para a data. Segundo balanço divulgado no domingo pelo presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antônio Cesa Longo, o setor encerrará a Páscoa 2017 comercializando 6,5 milhões de ovos de chocolate em todo o Rio Grande do Sul, uma queda de 12% nas vendas em relação ao ano passado. Os supermercadistas efetuaram uma compra de ovos de Páscoa menor, em volume, na comparação com o ano passado, isso aponta um resultado sem sobras.

Registros

* O presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, será o palestrante do “Tá na Mesa” desta quarta-feira (19) na Federasul. “Brasil, liberta-te! Está na hora de repensarmos o futuro” é o tema do encontro.

* Nesta terça-feira (18), das 14 às 17 horas, será realizada audiência que vai debater o Plano Safra 2017/2018. O evento ocorre no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

Recorde de colheita

O Rio Grande do Sul deve bater recordes na colheita da soja.

Pelo quinto ano consecutivo o Rio Grande do Sul deve bater recordes na colheita da soja. A estimativa da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS), é que este número aumente entre 12% e 15%, chegando a 18 milhões de toneladas, apesar de algumas entidades apontarem números menores. Com cerca de 65% do grão colhido no Estado, a elevação da produtividade, na avaliação da entidade, vem sendo um dos fatores que deve impulsionar esta alta. Entretanto, a preocupação dos produtores é com a queda dos preços da oleaginosa.

Fórum de relações de trabalho

A Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), em parceria com as Federações das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) e do Paraná (Fiep), promove, em Porto Alegre, no dia 17 de abril, das 8 às 13 horas, o 1º Fórum Sul Brasileiro de Relações do Trabalho. As inscrições para o evento estão abertas e são gratuitas por meio do site

https://forumrt.eventize.com.br/index.php?inscricao.

Encerramento de inscrições

Estão abertas até esta quinta-feira (13) as inscrições para o projeto Desenvolver as Micro e Pequenas Indústrias da Saúde do Rio Grande do Sul. São 20 vagas para negócios relacionados direta e indiretamente com a área da saúde e, entre as oportunidades apresentadas, está expor seus produtos na Feira Hospitalar em São Paulo, que ocorre de 16 a 19 de maio, no estande coletivo (uma parceria com o Cluster da Saúde do RS). Os interessados em participar do projeto devem fazer suas inscrições pelo telefone 3213-1522.

Aumento da atividade industrial

Todos os indicadores que compõem o Índice de Desempenho Industrial (IDI-RS), à exceção da massa salarial real, cresceram em fevereiro, na comparação com janeiro de 2017, conforme dados divulgados pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs). Com isso, a atividade no setor voltou a subir no Estado, registrando alta de 3% nos dados com ajuste sazonal, ante o mês anterior. Desde outubro do ano passado, os indicadores mostram volatilidade, sem uma tendência de crescimento definida.

Registros

* O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) registrou taxa de variação de menos 0,74%, na apuração referente ao primeiro decêndio de abril.

* No mesmo período de apuração do mês anterior, este índice registrou taxa de 0,25%. A apuração referente ao primeiro decêndio do IGP-M de abril compreendeu o intervalo entre os dias 21 e 31 do mês de março.

Negócios em tempo de crise

O 7º Meeting Lean, ocorre na sede do Sindimetal, das 18h30 às 20h30.

 

Nesta terça-feira (11), das 18h30 às 20h30, ocorre o 7º Meeting Lean, na sede do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico e Eletrônico de São Leopoldo (Sindimetal). A iniciativa, destinada às empresas associadas e filiadas é uma ação do comitê Lean, em parceria com a Fiergs, por intermédio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL). Reinventando os negócios em tempos de crise: o papel da excelência dos sistemas de produção na competição será o tema em pauta, que estará a cargo do palestrante Junico Antunes. As inscrições e mais informações podem ser obtidas através do telefone 3590-7708, ou pelo e-mail suporte2@sindimetalrs.org.br.

Nova revolução do consumo

A economia do compartilhamento está mudando não só o modo como entendemos oferta e demanda e a nossa relação com os bens materiais, mas também nossas relações pessoais. E para falar sobre estas mudanças, que o Momento do Empreendedor, reunião almoço que a ACIST-SL promove no dia 20 de abril, terá como tema a Economia Colaborativa e a Internet das Coisas. O palestrante será Oscar Rudy Kronmeyer Filho, coordenador dos MBA de Gestão Estratégica da Unisinos, com doutorado em Controle de Gestão e mestrado em Administração de Empresas pela UFRGS. As vagas são limitadas e as reservas podem ser feitas pelo e-mail eventos@acist-sl, ou pelo telefone 3037-6065.

Tipler patrocína à Ascarte

Pelo segundo ano consecutivo a ASCARTE - Associação Pró-Cultura e Arte Ivoti, de Ivoti/RS, receberá o apoio da Tipler, empresa especializada em produtos para reforma de pneus dos segmentos de carga e passageiro. A entidade promove a arte e a cultura através da música, da dança, das artes plásticas e cênicas e é reconhecida pelo trabalho musical de excelência que realiza. Os recursos destinados pela Tipler são concedidos por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

Campanha de vacinação do Sesi

O Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) prorrogou a adesão à Campanha de Vacinação 2017 até o dia 20 de abril. As empresas podem aderir pelo site www.sesirs.org.br/campanhavacinacao. O objetivo é promover a saúde e a qualidade de vida do trabalhador, reduzindo o afastamento e contribuindo para o aumento da produtividade da indústria gaúcha. A meta deste ano é alcançar 240 mil trabalhadores. A aplicação da vacina começou dia 17 de março. Em 2016, o Sesi-RS imunizou mais de 142 mil trabalhadores de 1,5 mil indústrias do Estado.

Primeiro Fórum Sul brasileiro

Considerada uma das principais reformas pretendidas pelo governo federal, as mudanças nas relações de trabalho deverão ter um impacto direto no planejamento das empresas brasileiras. Para entender e aprofundar ideias sobre o que pode mudar na legislação e as consequências para o desenvolvimento do País, as Federações de Indústrias do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná promovem o 1º Fórum Sul Brasileiro de Relações do Trabalho. O evento será realizado no dia 17 de abril, no Salão de Convenções da Fiergs, das 8 às 13 horas. As inscrições são gratuitas por meio do endereço https://forumrt.eventize.com.br/index.php?inscricao.

Registros

* Nesta quarta-feira (12), o prefeito Luis Rogério Link, fala sobre os seus 100 dias de governo no almoço empresarial da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Sapucaia do Sul. Mais informações pelo telefone 3474-1212.

* Realizado em março em Porto Alegre, o 5º Business Meeting da Farmácias Associadas movimentou mais de R$ 8,6 milhões em vendas de itens fármacos. O número é 12% superior ao movimentado na última edição do evento.

* Nos três primeiros dias de testes, foram comercializadas 2.048 unidades do novo bilhete unitário da Trensurb. O projeto-piloto conta com a impressão de bilhetes de papel com QR codes e possibilidade de pagamento com cartões de crédito ou débito.

Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS