VOLTAR
FECHAR

Av. João Corrêa, 1017 - Centro - São Leopoldo/RS - CEP: 93010-363
Fones: (51) 3591.2000 - Fax: (51) 3591.2032

Tchê Agenda

Noite Gaúcha com João Luiz Correa

Grupo Editorial Sinos passa a integrar o Noite Gaúcha da Sociedade Gaúcha de Lomba Grande.

O setor de Eventos do Grupo Editorial Sinos passa a integrar o Noite Gaúcha da Sociedade Gaúcha de Lomba Grande. O evento de estreia da parceria está marcado para o dia 7 de março, quando estará no palco João Luiz Correa e Grupo Campeirismo. O objetivo é envolver os veículos de comunicação do Grupo Sinos no meio tradicionalista, valorizando a cultura do estado. Os ingressos já podem ser adquiridos pelo telefone 3596-2698 por R$ 25,00 feminino e R$ 30,00 masculino.

Ciranda Cultural de Prendas

O presidente do MTG, Nairo Callegaro, se reuniu com o prefeito de Bagé, Divaldo Lara e o secretário de Cultura, Fabiano Marion, para tratar da 47ª Ciranda Cultural de Prendas, que acontecerá no município nos dias 25 a 27 de maio. Também estiveram presentes a vice-presidente de Administração do MTG, Elenir Winck, a primeira prenda do Rio Grande do Sul, Roberta Jacinto, o coordenador da 18ª Região Tradicionalista, Gilberto Bittencourt Silveira. A Ciranda Cultural de Prendas é um dos eventos mais tradicionais do MTG e abrange as modalidades mirim, juvenil e adulta.

Patrimônio Cultural da Unesco

Os CTGs espalhados pelo Rio Grande do Sul, Brasil e no mundo poderão se transformar em patrimônio Cultural da Unesco. A articulação está sendo feita pelo MTG e a Secretaria de Articulação e Desenvolvimento Institucional do Ministério da Cultura. Nada mais justo receber o título, já que é nos CTGs onde está representada a cultura e a tradição do povo gaúcho. Estaremos acompanhando de perto toda essa movimentação e esperamos com isso que mais pessoas façam parte das entidades tradicionalistas.

Reunião extraordinária de Patrões

A 12ª Região Tradicionalista (12ª) sob a coordenação de Fabiano Vencato esteve reunida extraordinariamente no CTG Domadores do Rincão em Sapucaia do Sul. A proposta foi reunir os patrões para tratar da realização da Inter Regional do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart). No próximo sábado (18) ocorre a reunião com o MTG e coordenadores regionais para escolha do local. Se a 12ª RT for a indicada o evento deverá ocorrer no Clube dos empregados da Petrobras (CEPE) em canoas.

Chasques

* E segue as terças gaúchas na Sociedade Gaúcha Lomba Grande. Na próxima terça-feira (21) quem sobe ao palco é o Grupo Cambona. A festança inicia a partir das 20 horas. Informações e ingressos pelo telefone 3596-2698.

* Jantar baile de aniversário da Colunista do Jornal NH, Zelita Marina. O evento ocorre no dia 3 de março no CTG Estância da Liberdade, em Novo Hamburgo. A animação está a cargo do Grupo Musical Cordiona. Ingressos pelo telefone 99696-5370, 98153-3928 ou 99269-8590.

* Baile de aniversário do Gilmar Pinto e do Grupo Eco do Pampa. O evento ocorre no dia 4 de março a partir das 23 horas no CTG Dos Imigrantes. Os ingressos podem ser adquiridos pelo telefone 99646-1636.

* A Coordenadoria da 12ª RT, junto com sua Diretoria Campeira promovem primeiro jantar regional. No evento marcado para o dia 3 de março às 20h30 será apresentado a seleção campeira da 12ª RT que representará a região na Fecars 2017 em Rolante.

* A Escola de Vaca Parada da 12ª RT promove aulas gratuitas no dia 11 de março a partir das 9 horas. A instrução ocorre no Parque Eduardo Gomes, no Galpão Campeiro do GAG Piazitos do Sul, com Emily Zahner diretora campeira júnior da 12ª RT.

O nosso adeus ao Paulinho das Pilchas

Paulinho pilchas faleceu na madrugada desta terça-feira (14).

Arquivo Pessoal
Paulinho pilchas faleceu na madrugada desta terça-feira (14)
Com esses versos do poeta e trovador Odilon Ramos, na poesia. No Adeus a Jayme Caetano Braun quero prestar uma singela homenagem da coluna Tchê Agenda, a esse cantador e homem de família que foi para os pagos do além. Falar de Paulo Moreira Leite, ou simplesmente Paulinho das Pilchas é lembrar daquele quera que com a gaita alegrava qualquer querência. Paulinho ficará a saudade nos amigos, na família, mas temos a certeza que o teu legado será passado por diante. Paulinho pilchas faleceu na madrugada desta terça-feira (14) e está sendo velado no Cemitério Católico do bairro Feitoria, onde será sepultado às 17 horas.
Está de luto o rio grande.
Está viúva a poesia.
Velho Paulinho quem diria.
Que fosse tão de repente!
Um serrano, um valente,
Um galo de tantas rinhas,
Que com a coragem que tinhas,
Encorajavas a gente.
Pois neste 14 de fevereiro
Até o sol se encobriu,
O dia ficou mais frio,
Sem brilho, luz nem calor.
Corre um soluço de dor
Nas missões serra e fronteira;
Chora a querência inteira,
A morte do cantador
Parece que o patrão velho
Gosta mesmo de poesia,
De festa e de cantoria,
Pra seu entretenimento.
Já nos levara o talento
Do Apparício, o Cenair...
O noel teve que ir,
O Eurides, o passarinho,
E pelo mesmo caminho,
Manda o Paulinho prosseguir.
Pois seja feita a vontade
Do patrão velho divino,
É este o nosso destino:
Nascer, crescer e morrer.
Mas quem cumpre o seu dever
E engrandece o pago santo,
A saudade, lhes garanto,
Não vai deixar esquecer.
Ademais, fica com a gente,
A nos fazer companhia,
A beleza das cantorias
Que do coração lhe veio,
Nas tertúlias, nos rodeios,
Sempre há um taura de tutano,
Pra lembrar tu na gaita piano
Sem buçal, maneia ou freio.
Teu corpo vai para a terra,
Tua alma para o infinito.
Vai fazer verso bonito
Pra Deus e nossa senhora.
E o rio grande que ainda chora
A perda do teu valor,
Pergunta a nosso senhor,
Por quê te levou embora?
Quanto a mim que te devoto
Admiração e respeito,
Te peço com muito jeito,
Como último favor,
Que leve a cada cantor,
Ou poeta que foi pra lá,
Um abraço dos de cá,
Com carinho e com amor.
Abraça o Gildo de Freitas.
Sidnei lima, Teixeirinha,
Dá um abraço ao formiguinha
E aos outros dessa irmandade.
E como eu sei de verdade
Que é para lá que tu vais,
Dá um abraço no meu pai,
E diz que eu tô com saudades

Sábado para arrastar o pé

CTG Tio Lautério, em São Leopoldo abre sua programação de bailes com o grupo Som Gaúcho.

E neste sábado (11) volta a programação de bailes do CTG Tio Lautério, em São Leopoldo. E para animar a gauchada que já estava louca para arrastar o pé, nada melhor que o já tradicional baile da cerveja. A festança que terá animação do grupo Som Gaúcho, aquele do baile graúdo, inicia a partir das 23 horas e o ingresso dá direito a um copo personalizado. Informações e convites pelo telefone 99987-6613.
Seminário estadual de prendas
O Movimento Tradicionalista Gaúcho abriu as inscrições para o Seminário Estadual de Prendas, que acontece no dia 4 de março no CTG Piquete da Querência, em São José do Ouro, na 29ª Região Tradicionalista, com o tema ‘As prendas estaduais cantam seus ídolos’. Além de atividades culturais acontecerão duas palestras: "Teatro: No Galpão", e “A música e sua trajetória no tradicionalismo gaúcho'', com Vinicius Brum. As inscrições podem ser feitas no site do MTG, até o dia 25 de fevereiro, no link: https://form.jotformz.com/jrfischborn/seminario-prendas-2017.
Posse na Associação
O presidente da 12ª Região Tradicionalista participou da posse da nova diretoria da Associação Gaúcha dos Acampados no Parque, em São Leopoldo. A entidade será presidida por Jesus de Freitas, tendo Paulo Leite como vice, José Arlindo como primeiro secretário, Alexsander Vargas como segundo secretário e Rudimar Pioner e Sérgio Ponciano como primeiro e segundo tesoureiro. O conselho fiscal é composto por Justina Menegaz, Cesar Tadeu Teixeira, José Boch, Leandro Tamborena, Augusto Quinteiro e Antonio Dari Flores.

Programação da 29ª Fecars
O Movimento Tradicionalista Gaúcho divulgou, nesta semana, a programação campeira da 29ª Festa Campeira do Rio Grande do Sul (Fecars). O evento acontece de 16 a 19 de março, em Rolante, numa promoção conjunta do MTG com Prefeitura Municipal, 22ª Região Tradicionalista e Piquete de Laçadores Três Estâncias. Durante o evento ocorre também o 18º Seminário de Cultura Campeira, que deve reunir representantes das 30 regiões tradicionalistas do Rio Grande do Sul.
Abertas inscrições para Cfor Básico
O Movimento Tradicionalista Gaúcho está com inscrições abertas para a primeira edição do curso Cfor Básico – Curso de Formação Tradicionalista deste ano. O encontro acontecerá no dia 25 de fevereiro, ao longo de todo o dia, na sede da entidade, em Porto Alegre. O programa contempla História do Rio Grande do Sul; História do Tradicionalismo Gaúcho; Noções básicas da Cultura Gaúcha; Carta de Princípios e Gestão de pessoas: liderança, relacionamento interpessoal e gerenciamento de conflitos. O formulário para inscrições está disponível no link: http://www.cursos.mtg.org.br/formulrio-cfor-basico-mtg.
Chasques
* E segue as terças gaúchas na Sociedade Gaúcha Lomba Grande. Depois da abertura da temporada com os Garotos de Ouro, na próxima terça-feira quem sobe no palco é Roger Constantino e Grupo Lokodebom. A festança inicia a partir das 20 horas. Informações e ingressos pelo telefone 3596-2698.
* A 12ª Região Tradicionalista promove no dia 13 de fevereiro reunião extraordinária de patrões a partir das 20 horas, tendo como pauta o Enart. O evento ocorre no CTG Domadores do Rincão em Sapucaia do Sul.
* A Coordenadoria da 12ª RT, junto com sua Diretoria Campeira promovem primeiro jantar regional. No evento marcado para o dia 3 de março às 20h30 será apresentado a seleção campeira da 12ª RT que representará a região na Fecars 2017 em Rolante.

Festival do Verso Xucro com inscrições abertas

Festival de declamação promovido pelo 35 CTG será realizado no dia 22 de abril.

O 35 CTG divulgou o regulamento do 1º Pioneiro do Verso Xucro, festival de declamação que será realizado no dia 22 de abril, a partir das 8 horas, na sede da entidade tradicionalista localizado no número 5.300 da avenida Ipiranga, bairro Jardim Botânico, em Porto Alegre. Os declamadores que quiserem participar precisam se agilizar. As inscrições vão até o dia 20 de abril e são limitadas (15 mirins, 15 juvenis e 30 adultos, sendo modalidades mistas, ou seja, peões e prendas concorrem juntos). Os cinco primeiros declamadores e o melhor amadrinhador de cada modalidade ganham troféus. O regulamento, a programação e ficha de inscrições estão no site http://35ctg.com.br/opioneiro/festivais.
29ª Fecars em Rolante
A 29ª Fecars – Festa Campeira do Rio Grande do Sul, acontece em Rolante de 15 a 17 de março. As 30 regiões do Movimento Tradicionalista Gaúcho já estão mobilizadas para participar do evento, que é uma realização conjunta do MTG, Prefeitura Municipal, 22ª Região Tradicionalista e Piquete de Laçadores Três Estâncias. O grande diferencial desta edição é a doação integral dos lucros do evento para o Município, duramente atingido pelas chuvas que causaram prejuízos para inúmeras famílias. Durante o evento, ocorre também o 18º Seminário de Cultura Campeira.
Prestação de Contas do MTG
Está no site do MTG a prestação de contas do ano de 2016. No documento o presidente Nairo Callegaro, destaca os acontecimentos do ano como o arquivamento do inquérito contra a realização dos rodeios no Rio Grande do Sul, a publicação da cartilha dos bons tratos dos animais, e a aprovação da lei federal Nº 13.364 de 29 de novembro de 2016, que eleva o rodeio à condição de manifestação cultural nacional e de patrimônio cultural.
Rumos do tradicionalismo
O conselheiro benemérito e ex-presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Manoelito Carlos Savaris, apresentou durante o congresso em Bento Gonçalves uma proposta de reflexão acerca dos rumos dos CTGs em consonância com seus objetivos e princípios. O documento tem uma divisão didática e começa com um pouco de história, passa pela fundamentação ideológica já consolidada e apresenta um diagnóstico do momento atual do movimento. Segundo ele três características são fundamentais para que o Movimento exista como tal: simplicidade, tradicionalidade e voluntarismo.
Chasques
* O CTG Tio Lautério, em São Leopoldo, promove no dia 11 de fevereiro seu já tradicional baile da cerveja. O evento ocorre a partir das 23 horas e a animação estará a cargo do grupo Som Gaúcho. Informações e convites pelo telefone 99987-6613.
* A 12ª Região Tradicionalista promove no dia 13 de fevereiro reunião extraordinária de patrões a partir das 20 horas, tendo como pauta o Enart. O evento ocorre no CTG Domadores do Rincão em Sapucaia do Sul.
* A Coordenadoria da 12ª RT, junto com sua Diretoria Campeira promovem primeiro jantar regional. No evento marcado para o dia 3 de março às 20h30 será apresentado a seleção campeira da 12ª RT que representará a região na Fecars 2017 em Rolante.

Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS