Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Av. João Corrêa, 1017 - Centro - São Leopoldo/RS - CEP: 93010-363
Fones: (51) 3591.2000 - Fax: (51) 3591.2032

Blog do Thiago Padilha
Polêmica das multas irregulares

Conheça as sete irregularidades na Guarda de Sapucaia do Sul

Relatório do Grupo de Trabalho também apresenta soluções
11/06/2018 18:03 11/06/2018 18:03

Em um relatório de 14 páginas, o grupo de trabalho criado por decreto municipal de abril de 2017 analisou as supostas irregularidades na Guarda Municipal de Sapucaia do Sul e apontou sete problemas para o prefeito Luis Rogério Link (PT) resolver. São eles: ascenção funcional dos vigias ao cargo de guarda municipal; a falta de equipamentos; a ilegalidade da investidura de cargos comissionados no órgão; o uso de uniformes idênticos para diferentes atribuições; o porte irregular de arma de fogo; a atuação irregular dos guardas de patrimônio; e a falta de convocação dos candidatos aprovados em concurso para o cargo de guarda municipal. Esse documento, de março deste ano, foi apresentado mês passado à Promotoria de Justiça Especializada do Ministério Público (MP), que abriu inquérito civil para investigar os casos.

Os papéis enumeram medidas para Link corrija as falhas, como alterar a nomenclatura dos cargos; comprar coletes balísticos, radiocomunicadores, armamento e uniforme diferenciado; impedir o uso de arma de fogo pelos guardas de patrimônio; e nomear número suficiente de agentes no quadro da corporação, entre outras ações.
“Assim, conclui-se que os guardas municipais e guardas municipais de patrimônio somente podem auxiliar os órgãos de segurança pública na abordagem de cidadãos, quando atuarem em ações conjuntas, exceto para coibir delito em flagrante, infrações penais ou administrativas e atos infracionais que atentem contra bens, serviços e instalações municipais, bem como na pacificação de conflitos que seus integrantes presenciarem”, diz o relatório no que se refere à atuação dos servidores públicos de Sapucaia do Sul.


Jornal VS

Blog do Thiago Padilha

por Thiago Padilha
thiago.padilha@gruposinos.com.br

Thiago Padilha nasceu em São Leopoldo, onde mora até hoje. Estudou no Pedrinho e na Unisinos, foi assessor de imprensa nas prefeituras de São Leopoldo, Sapucaia do Sul e Novo Hamburgo, e está no Grupo Sinos desde 2007. É editor e colunista de Política do VS desde junho de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS