Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Av. João Corrêa, 1017 - Centro - São Leopoldo/RS - CEP: 93010-363
Fones: (51) 3591.2000 - Fax: (51) 3591.2032

Blog do Thiago Padilha
Meio Ambiente

Prefeitura de São Leopoldo quer a casa de Henrique Roessler

Imóvel será dado por construtora ao Município como compensação ambiental
11/10/2017 10:59 11/10/2017 10:59

Desde julho, a Prefeitura busca na Câmara de Vereadores a liberação do recebimento em dação da casa onde viveu o ambientalista Henrique Luiz Roessler (1896-1963) como compensação ambiental da MRV Engenharia. Segundo o prefeito Ary Vanazzi (PT), o objetivo é resgatar o patrimônio histórico, ambiental e cultural da cidade, unificando os projetos de revitalização socioambiental da Rua da Praia. Em primeira votação no Legislativo na semana passada, o projeto foi aprovado com unanimidade, junto com emenda do vereador David Pederssetti (PP) para que o imóvel seja sede do projetos Canoagem na Escola e de Educação Ambiental da rede pública de ensino. A segunda votação está prevista para o dia 19.

Secretário de Meio Ambiente, Darci Zanini explica que o trabalho começou em 1995 com ex-prefeito Waldir Schmidt (PMDB) e teve prosseguimento nos governos Vanazzi e do ex-prefeito Anibal Moacir da Silva (PSDB) para recuperar as margens do Rio dos Sinos. “O prédio do Museu do Rio dos Sinos foi adquirido da mesma forma que queremos agora a casa de Roessler, como contrapartida de parceiros para compensação ambiental”, explica. “São duas casas no mesmo terreno, e um pátio. Além disso, a proprietária vai ceder a área entre a Rua da Praia e o rio à Prefeitura, ficando no contexto do completo”, acrescenta.

Área

O terreno de 3,1 mil metros quadrados fica na Rua da Praia, 187, no bairro Rio dos Sinos. No local, Roessler fundou a primeira organização não-governamental ecológica da América Latina, a União Protetora da Natureza (UPB) em 1o de dezembro de 1955. “A Casa Roessler vai ser o centro de referência sobre o ambientalista”, diz Zanini. A MRV Engenharia vai adquirir a área como compensação ambiental pela retirada da vegetação de um terreno de 51,2 mil metros quadrados para a implantação do condomínio Parque Porto Berlim, na Rua Coronel Bordini, no bairro Santo André.


Jornal VS

Blog do Thiago Padilha

por Thiago Padilha
thiago.padilha@gruposinos.com.br

Thiago Padilha nasceu em São Leopoldo, onde mora até hoje. Estudou no Pedrinho e na Unisinos, foi assessor de imprensa nas prefeituras de São Leopoldo, Sapucaia do Sul e Novo Hamburgo, e está no Grupo Sinos desde 2007. É editor e colunista de Política do VS desde junho de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS